"Esquecida" no mercado nacional devido, não só ao tamanho e preço, mas também aos motores com que está disponível, a pickup norte-americana Jeep Gladiator pode ganhar, em breve, novo fôlego. Isto porque a marca acaba de anunciar a introdução de uma nova e menos penalizante motorização híbrida plug-in, vulgo 4Xe.
O anúncio da chegada desta nova motorização foi feito, pelo novo da CEO da Jeep, através de um post publicado na sua conta oficial na rede social LinkedIn, em que Antonio Filosa promete que, a versão híbrida plug-in da Gladiator, chegará durante o próximo ano de 2025.
Numa altura em que conta já com motorizações PHEV em modelos como o Wrangler ou o Grand Cherokee, a Jeep volta, assim, a apostar nesta tecnologia para reavivar o interesse num modelo até aqui com poucos argumentos para os mercados europeus, isto também numa altura em que a venda de elétricos regista uma desaceleração.
Quanto à solução a aplicar na Gladiator, o mais certo é que a pickup venha a envergar o mesmo trem de força híbrido plug-in que o Wrangler possui e, mais concretamente, um quatro cilindros 2.0 turbo, ajudado por um motor elétrico acoplado à caixa automática de oito velocidades, a prometer não somente uma potência máxima combinada de 380 cv, como um binário máximo de 637 Nm.
LEIA TAMBÉM
É o adeus do monstro. Jeep Gladiator diz adeus à Europa com 'FarOut Final Edition'
Vale a pena também recordar que a decisão de introduzir uma versão 4Xe (nome dado pelo fabricante às suas motorizações PHEV) no Gladiator, acontece pouco depois da marca norte-americana ter decidido descontinuar, de forma gradual, o motor TurboDiesel, também neste modelo.
Entretanto, por saber fica apenas o preço com que esta nova motorização PHEV será comercializada, desde logo, nos EUA, assim como se, mercê do facto desta motorização ser também menos poluente, a Gladiator poderá voltar a fazer parte da oferta da Jeep, em mercados como o português.
Atualmente, a Jeep Gladiator continua disponível para venda em Portugal com o já referido TurboDiesel 3.0 V6 CRD de 264 cv, caixa automática de oito velocidades e tracção integral, com um preço de entrada de 87 547€.