Para 2024. Jeep Compass melhora segurança e condução autónoma

A Jeep acaba de atualizar o seu SUV de segmento C, o Compass, para a Europa, com destaque para a evolução do sistema de condução autónoma.

A norte-americana Jeep acaba de atualizar o seu SUV de segmento C, o Compass, para a Europa, com destaque para a disponibilização de um novo sistema de condução autónoma de Nível 2, utilizável em todo o tipo de trajectos. Ainda para 2024.

A viver a sua segunda geração, desde que iniciou produção em 2016, o Jeep Compass acaba de ganhar mais uma atualização, agora, para 2024. E em que as maiores novidades centram-se nas tecnologias e, mais concretamente, nos sistemas de segurança, protecção e, principalmente, apoio à condução.

Assim e como principal destaque, neste Model Year 2024 (MY2024), um novo conjunto de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), do qual fazem parte a detecção de sonolência no condutor, alerta de colisão frontal a qualquer velocidade com travagem autónoma, travagem automática de emergência quando perante peões ou ciclistas, manutenção na faixa de rodagem e alerta de passagem de veículos ou outros utilizadores da via na traseira.

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Finalmente e a par destas mais de 80 tecnologias, segundo a marca norte-americana, a melhoria do sistema de condução autónoma de Nível 2, o qual passa a poder ser utilizado em qualquer tipo de via, ao contrário do que acontecia até aqui, em que apenas nas auto-estradas estava disponível.

A Jeep adicionou ainda novos serviços conectados, juntamente com um novo set de pneus Classe A+, com 18 e 19 polegadas, para uma maior eficiência.

Com oferta simplificada

Sem qualquer alteração em termos estéticos, o Compass MY2024 mantém, ainda, soluções como o painel de instrumentos 100% digital de 10,25" estreado com a atualização de 2021, o mesmo acontecendo com o ecrã central sensível ao toque de 10,1", parte do sistema de infoentretenimento.

Pelo contrário, reduzido foi o número de níveis de equipamento, passando a existir apenas quatro - Altitude, Summit, Overland e Trailhawk -, o último dos quais mais focado no off road, embora e a partir de agora, mais enriquecido em termos de soluções de conforto, e que, a exemplo dos restantes, pode receber ainda um de três pacotes opcionais: Segurança, Premium e Inverno. O Premium, a adicionar o já referido sistema de condução autónoma de Nível 2.

Motorizações sem alterações

Quanto a motorizações, o Compass mantém as soluções já conhecidas, todas elas electrificadas, com a opção de entrada e-Hybrid a recorrer a um 1,5 litros turbo a gasolina com 132 cv de potência combinada, dos quais 20 cv são fornecidos pelo motor elétrico. Sendo que, no apoio, surge uma bateria de 48V e caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades, a encaminhar a potência para o eixo dianteiro.

No topo da oferta, surge o Compass 4Xe, um híbrido plug-in disponível com dois níveis de potência (190 e 240 cv), ambos com tracção integral garantida através da componente elétrica, modos Select-Terrain (Auto, Neve, Areia/Lama e Desportivo), com a versão Trailhawk a prometer chegar ainda mais longe, graças à inclusão do modo 'Rock', assim como do sistema Jeep Active Drive Low 4x4.

A terminar, recordar que a Jeep confirmou que a terceira geração do Compass deverá entrar em produção em 2025, na fábrica italiana de Melfi, já com a nova arquitectura STLA Medium, a permitir a oferta de soluções 100% elétricas e híbridas plug-in.

A norte-americana Jeep acaba de atualizar o seu SUV de segmento C, o Compass, para a Europa, com destaque para a disponibilização de um novo sistema de condução autónoma de Nível 2, utilizável em todo o tipo de trajectos. Ainda para 2024.

A viver a sua segunda geração, desde que iniciou produção em 2016, o Jeep Compass acaba de ganhar mais uma atualização, agora, para 2024. E em que as maiores novidades centram-se nas tecnologias e, mais concretamente, nos sistemas de segurança, protecção e, principalmente, apoio à condução.

Assim e como principal destaque, neste Model Year 2024 (MY2024), um novo conjunto de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), do qual fazem parte a detecção de sonolência no condutor, alerta de colisão frontal a qualquer velocidade com travagem autónoma, travagem automática de emergência quando perante peões ou ciclistas, manutenção na faixa de rodagem e alerta de passagem de veículos ou outros utilizadores da via na traseira.

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A Jeep adicionou ainda novos serviços conectados, juntamente com um novo set de pneus Classe A+, com 18 e 19 polegadas, para uma maior eficiência.

Com oferta simplificada

Sem qualquer alteração em termos estéticos, o Compass MY2024 mantém, ainda, soluções como o painel de instrumentos 100% digital de 10,25" estreado com a atualização de 2021, o mesmo acontecendo com o ecrã central sensível ao toque de 10,1", parte do sistema de infoentretenimento.

Pelo contrário, reduzido foi o número de níveis de equipamento, passando a existir apenas quatro - Altitude, Summit, Overland e Trailhawk -, o último dos quais mais focado no off road, embora e a partir de agora, mais enriquecido em termos de soluções de conforto, e que, a exemplo dos restantes, pode receber ainda um de três pacotes opcionais: Segurança, Premium e Inverno. O Premium, a adicionar o já referido sistema de condução autónoma de Nível 2.

Motorizações sem alterações

Quanto a motorizações, o Compass mantém as soluções já conhecidas, todas elas electrificadas, com a opção de entrada e-Hybrid a recorrer a um 1,5 litros turbo a gasolina com 132 cv de potência combinada, dos quais 20 cv são fornecidos pelo motor elétrico. Sendo que, no apoio, surge uma bateria de 48V e caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades, a encaminhar a potência para o eixo dianteiro.

No topo da oferta, surge o Compass 4Xe, um híbrido plug-in disponível com dois níveis de potência (190 e 240 cv), ambos com tracção integral garantida através da componente elétrica, modos Select-Terrain (Auto, Neve, Areia/Lama e Desportivo), com a versão Trailhawk a prometer chegar ainda mais longe, graças à inclusão do modo 'Rock', assim como do sistema Jeep Active Drive Low 4x4.

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