Jeep Avenger apresenta-se 100% elétrico e com 400 km de autonomia

Depois da estética, a Jeep desvendou as características técnicas do seu futuro modelo de entrada, o Avenger, um SUV citadino 100% elétrico.

Depois de, ainda em setembro, ter mostrado a estética, a Jeep desvenda, agora, os dados técnicos daquele que será o seu primeiro modelo 100% elétrico, o Avenger. A começar, por uma autonomia de 400 km, além da capacidade de fazer 30 km com três minutos de carga. As reservas começam já!

O apresentar das informações técnicas, daquele que será o novo crossover de entrada na oferta da Jeep, teve lugar na abertura (para já, apenas e só para a Comunicação Social) do Salão internacional do Automóvel de Paris. Palco, sem dúvida, privilegiado para um modelo que, recorde-se, embora pertencente a uma marca norte-americana, não será comercializado, ou até mesmo produzido, do outro lado do Oceano Atlântico.

Sobre o modelo propriamente dito, as informações agora divulgadas revelam que o Jeep Avenger contará com um trem de força exclusivamente elétrico de um só motor, a debitar qualquer coisa como 156 cv de potência e 260 Nm de binário.

Embora pequeno e compacto, o Jeep Avenger anuncia uma potência generosa de 156 cv, com a disponibilidade imediata já conhecida das motorizações 100% elétricas
Embora pequeno e compacto, o Jeep Avenger anuncia uma potência generosa de 156 cv, com a disponibilidade imediata já conhecida das motorizações 100% elétricas

A apoiar este motor elétrico, uma bateria de iões de lítio de 54 kWh de capacidade, desenvolvida e produzida pela própria casa-mãe, Stellantis, capaz de garantir uma autonomia 100% elétrica a rondar os 400 quilómetros, já segundo a norma WLTP, podendo mesmo chegar aos 550 quilómetros, no caso de uma utilização exclusivamente em cidade. O ambiente, de resto, para o qual este pequeno Jeep foi concebido...

LEIA TAMBÉM
Até 2025. Jeep anuncia ofensiva elétrica na Europa com quatro novos SUV

 Ainda quanto à bateria, a marca norte-americana avança que esta deverá ser capaz de repor entre 20 e 80% da carga, em não mais que 24 minutos, desde que utilizado um posto de carregamento com uma capacidade de 100 kW. Sendo que, no caso do condutor estar especialmente com pressa, bastarão apenas três minutos ligado à corrente, para garantir energia para mais 30 quilómetros.

No entanto e porque, com tais promessas, a longevidade de uma solução como esta poderá ser motivo de dúvidas nos clientes mais desconfiados, a Jeep também garante que, esta nova bateria, foi submetida a mais de dois milhões de quilómetros de testes.

O novo Jeep Avenger promete um habitáculo moderno e funcional, com os já obrigatórios ecrãs digitais a sobressair
O novo Jeep Avenger promete um habitáculo moderno e funcional, com os já obrigatórios ecrãs digitais a sobressair

Com cerca de 4 metros… e Select Terrain para as aventuras

Cumprido este programa, a bateria surge agora instalada na plataforma do Avenger, por baixo dos bancos dianteiros e traseiros, assim como ao longo do túnel de central, ocupando muito dos 4,08 metros que o Avenger exibe de comprimento. Valor que, ainda assim, o torna mais curto (-16 mm) que o Renegade atual, mas que não o impede de oferecer uma capacidade de carga na bagageira de 380 litros, mais 34 litros num espaço próprio sob o capot dianteiro.

VEJA MAIS IMAGENS ABAIXO

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/JeepAvengerParis2022_destaque.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/JeepAvenger2022Galeria_tablierlateral.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/JeepAvenger2022Galeria_latfrteandar.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/JeepAvenger2022Galeria_trasandar.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/JeepAvenger2022Galeria_consola.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/10/JeepAvenger2022Galeria_painelinstrumentos.jpg]

Especificamente para algumas aventuras fora de estrada, uma significativa altura ao solo de 200 milímetros, a par de um ângulo de entrada de 20° e de saída de 32°, sendo que, a ajudar à tracção num modelo em que apenas as rodas dianteiras puxam, o já conhecido Select-Terrain, apoiado por um sistema de ajuda em descidas íngremes, com seis modos de condução: Normal, Eco, Sport, Snow (Neve), Mud (Lama) e Sand (Areia).

Mais do que isto, é preciso esperar, no entanto, pela variante de quatro rodas motrizes, com dois motores elétricos em ambos os eixos, que também está prevista, mas que chega mais tarde.

Comercialização começa já

Com produção prevista para a fábrica da Stellantis em Tychy, na Polónia, o Avenger surgirá como proposta de entrada na oferta da Jeep, ou seja, abaixo do Renegade, que deverá continuar a ser comercializado.

O Jeep Avenger deverá estar disponível, desde já, para pré-reserva, nos principais mercados da Europa
O Jeep Avenger deverá estar disponível, desde já, para pré-reserva, nos principais mercados da Europa

Quanto à comercialização, está prevista para os mercados da Europa, Japão, Coreia do Sul e outros mercados, sendo que a fase de pré-reservas deverá começar de imediato e com um aliciante extra - uma versão de lançamento (Launch Edition), que, embora para já com conteúdo desconhecido, deverá chegar com todos os atributos para cativar!...