Tomada a decisão de se tornar uma marca exclusivamente de automóveis elétricos, já a partir de 2025, a Jaguar promete, no entanto, despedir-se do motor de combustão, com (alguma) pompa e circunstância. Nomeadamente, lançando versões especiais dos seus modelos, equipadas com o seu já célebre V8 Supercharged!
Envolvida num profundo processo de transformação que visa, igualmente, uma subida de posicionamento, capaz de permitir que, segundo acredita o próprio fabricante, a marca possa vir a competir com rivais como a Porsche, a Bentley ou até mesmo a Rolls-Royce (!), a verdade é que, já quanto à já anunciada adopção plena da Mobilidade Elétrica que também faz parte dos planos, a Jaguar não a pretende fazer sem, antes, proporcionar uma despedida à altura aos motores de combustão que marcaram um percurso de várias décadas.
Assim e numa entrevista dada pelo director de Produto, Nick Collins, à britânica Autocar, a Jaguar fez saber, de forma oficial, que pretende despedir-se da combustão, com uma série de edições especiais dos seus modelos, equipadas com, nada mais, nada menos, que o seu famoso V8 5.0 Supercharged.
Por outro lado e a ajudar a um ainda maior impacto, a decisão, também já tomada, de que caberá àquele que é, muito provavelmente, o modelo mais desportivo da marca, o Jaguar F-Type, estrear esta nova edição especial. Sendo que, o lançamento no mercado, terá lugar em 2023, precisamente o ano em que a Jaguar cumpre 75 anos de existência, como fabricante de automóveis desportivos.
Quanto ao F-Type, é previsível que venha a ser disponibilizado numa série limitada de unidades, as quais deverão ver igualmente revista e atualizada, tanto a componente técnica, como a estética. Não sendo de descartar a possibilidade do próprio V8 vir a anunciar prestações melhoradas.
LEIA TAMBÉM
Heritage 60 Edition. Jaguar F-Type ganha edição especial pelos 60 anos do E-Type
Embora e pelo menos para já, sem quantidades ou preços conhecidos, parece indesmentível que esta é o tipo de proposta que tem tudo para tornar-se um modelo não apenas muito desejado, como também e principalmente, altamente valorizado. Desde logo, por se tratar do último F-Type com um V8 debaixo do capot...