Jaguar E-Type Zero: Regresso ao Futuro

Apresentado como "o mais belo veículo elétrico do mundo", este Jaguar E-Type Zero combina a inconfundível beleza e elegância do clássico com as motorizações elétricas que anunciam o futuro da mobilidade. O E-Type é sem dúvida um dos mais famosos e espetaculares automóveis do mundo, um verdadeiro exemplo de mestria no design ao ponto do próprio Enzo Ferrari o ter considerado como "o mais belo automóvel do mundo". Agora a Jaguar decidiu trazer essa elegância clássica até aos tempos modernos, oferecendo a um exemplar deste histórico modelo uma motorização elétrica. Uma espetacular simbiose que alia o melhor do passado e do futuro, num projeto que será apresentado no Tech Fest da Jaguar Land Rover, que vai estar aberto ao público entre 8 e 10 de setembro.Partindo de um exemplar do E-Type Roadster Series 1.5 de 1968, este automóvel foi restaurado mas manteve praticamente intacto o design que dispensa apresentações. Por isso, no estilo as alterações são bastante ligeiras, surgindo apenas uma iluminação LED e nova instrumentação digital e painel do tablier com touchscreen. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/HERO-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/HERO-2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/hero-3.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/hero-4.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/hero-5.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/hero-6.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/hero-7.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/hero-8.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/hero-9.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/hero-10.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/hero-11.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/hero-12.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/hero-21111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/hero-22222.jpg] É por baixo do capot que a (silenciosa) magia acontece, com o espaço antes ocupado pelo motor DK de seis cilindros a destinar-se agora ao pack de baterias de 40kWh. Já o novo motor elétrico, com 220kW (294CV) passa a estar onde se situava anteriormente a transmissão. De forma a simplificar o projeto, tanto a suspensão como o sistema de travagem originais permanecem inalterados. O resultado é um peso que fica 46kg abaixo do modelo de 1968, com o E-Type Zero a ser também mais veloz na aceleração 0-100km/h, que se cumpre em 5,5 segundos (cerca de um segundo abaixo do original). As baterias de 40kWh permitem cumprir até 270km entre carregamentos, que demoram cerca de seis horas para garantir que a energia alcança os 100%. Muitas das tecnologias que oferecem todo o esplendor a este clássico futurista vão também ser aplicadas ao I-Pace, indica a Jaguar, associando desta forma um dos seus modelos mais famosos à apresentação, cada vez mais perto de acontecer, do seu primeiro veículo de produção 100% elétrico.