Jaguar anuncia primeira frota de táxis elétricos com carregamento por indução

A Jaguar vai criar, em colaboração com a Câmara Municipal de Oslo, Noruega, a primeira frota de táxis elétricos, com carregamento por indução. Para 2024.

A Jaguar decidiu juntar esforços com a Câmara Municipal de Oslo, capital da Noruega, e criar a primeira frota de táxis elétricos, recarregáveis sem recurso a cabos, mas por indução. Denominado "EletriCity", este projecto deverá estar em aplicação, durante o primeiro trimestre de 2024.

Apontado como o primeiro sistema de carregamento sem fios de alta potência para táxis elétricos do mundo, o projeto "EletriCity" levará a Jaguar Land Rover a trabalhar com várias entidades, como é o caso da empresa de táxis escandinava Cabonline (NorgesTaxi AS), o operador de pontos de carregamento mais importante da região Fortum Recharge, a tecnológica norte-americana Momentum Dynamics, e a Câmara Municipal de Oslo, para implementar um modelo de infraestrutura de carregamento, que o fabricante pretende que possa, depois, ser implementado em praticamente qualquer local. Isto, também como forma de impulsionar a implementação global dos veículos elétricos.

LEIA TAMBÉM
Jaguar I-Pace. Novos reforços tecnológicos para SUV elétrico

Em termos de distribuição de tarefas, a Fortum Recharge será encarregue de, em conjunto com a Momentum Dynamics, da instalação e eletrificação do projeto, ao passo que a Jaguar fica responsável por colocar à disposição da escandinava Cabonline, um total de 25 veículos Jaguar I-Pace.

Ainda segundo as informações já divulgadas, o projecto prevê a instalação de placas de carregamento de 50 a 75 kW nos locais de largada e recolha de passageiros, sendo que, desta forma, os veículos podem estar a carregar, enquanto esperam pelo próximo passageiro.

De referir que o sistema não necessita de contacto físico entre o carregador e o veículo, é ativado automaticamente e proporciona uma média de 6 a 8 minutos de energia, por cada carregamento de até 50 kW.

Cada táxi recebe cargas múltiplas durante o dia quando regressa ao ponto de largada e recolha, pelo que mantém um nível elevado de carga da bateria, podendo funcionar 24 horas por dia e 7 dias por semana sem restrições de autonomia, defende a Jaguar Land Rover.