Prestes a celebrar o seu 90.º aniversário, a Jaguar anunciou já um corte radical com praticamente toda a sua atual gama, ainda que com a promessa de "renascer" a partir de 2026. Entretanto e enquanto isso não acontece, caberá, apenas, ao F-Pace, preservar o lugar por direito da marca que nasceu em 1935…
Confirmada que parece estar a transição da Jaguar para um futuro exclusivamente elétrico, no qual o fabricante assume, desde já, a intenção de rivalizar com concorrentes como a Aston Martin, a Bentley e outras marcas do mesmo patamar, o construtor automóvel de Coventry deu, entretanto, início ao corte das amarras com o passado recente. Nomeadamente, colocando um ponto final na produção da grande maioria daqueles que são os seus modelos atuais.
Ainda assim e conforme recorda a Automotive News Europe, o fabricante britânico procurou acumular stock suficiente de todos estes modelos, de forma a que conseguissem manter-se nos concessionários até ao ano do 90.º aniversário. Data em que a Jaguar tem previsto arrancar com a produção daquela que será a primeira proposta de um novo futuro… e que, pasme-se, nem sequer será um SUV!
Em declarações reproduzidas pela mesma publicação, o novo CEO da JLR, Adrian Mardell, garantiu, desde já, que, com as novas plataformas exclusivas da Jaguar, a marca britânica regressará "ao seu DNA". Ao mesmo tempo que, em termos de design, os novos modelos exibirão pormenores facilmente reconhecíveis como parte de alguns dos maiores clássicos da Jaguar, mas não serão "uma cópia de algo", garante o director de design da JLR, Jerry McGovern.
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Quanto à oferta, tudo parece apontar para que comece a ser constituída já em 2025, com o arranque da produção e comercialização do chamado GT, um veículo 100% elétrico de quatro portas, cujas carroçaria poderá vir a adoptar linhas de fastback, tendo na base uma plataforma totalmente nova e exclusiva, denominada JEA. Sendo que o fabricante também já garantiu que o modelo será, igualmente, o automóvel de produção mais potente já disponibilizado pela Jaguar, além de capaz de propor uma autonomia de até 700 km.
A partir daqui e já para 2026, a garantia de lançamento de um crossover elétrico de dimensões médias, a que se seguirá, no ano seguinte, a apresentação de um segundo SUV, também elétrico, embora e neste caso, de dimensões grandes e generosas.
Entretanto e embora no horizonte da Jaguar pareçam agora estar umas "férias prolongadas", com os concessionários "obrigados" a viver com a produção já realizada e sem quaisquer expectativas de novidades, a transição para uma nova realidade deverá ficar a cargo, apenas e só, do crossover F-Pace, já que é também o único dos modelos atuais, que poderá subsistir para além de 2026; isto, se tiver direito a (mais uma) renovação…