De nome GT. Jaguar desvenda o protótipo para a nova era

Um novo protótipo, com o nome de GT, é anunciado pela JLR como a próxima etapa da transformação da Jaguar. E até já tem data de estreia para dezembro, na Semana de Arte de Miami, nos Estados Unidos da América.

Não faz muito tempo desde que a Jaguar anunciou o fim da produção da grande maioria dos seus modelos, no âmbito da transição para uma gama exclusivamente elétrica, a partir de 2026.

Desde então, encontra-se em “serviços mínimos”, com apenas o F-Pace a manter-se em produção, enquanto os concessionários pouco mais podem vender do que o stock acumulado, uma vez que a JLR não está a aceitar mais encomendas para modelos da marca do felino.

Contudo e no caso específico da Jaguar, a marca também está prestes a revelar o primeiro passo da sua reinvenção, com o anúncio da apresentação de um protótipo elétrico, de nome GT, no dia 2 de dezembro, nos EUA.

Ainda sem fotografias oficiais, a Jaguar anunciou para o futuro modelo uma autonomia de até 692 km, assim como uma potência de 582 cv e um preço inicial de 120 mil euros.

A revelação do novo protótipo vai, também, dar a conhecer a nova linguagem de design da nova gama de modelos e que consiste em três novos produtos de luxo: o crossover GT de quatro portas, um SUV e uma berlina.

Os três modelos irão assentar numa nova plataforma, de distância entre eixos longa, desenvolvida especificamente para os novos produtos da proclamada nova era da marca britânica.

Em declarações à Autocar, o diretor geral da Jaguar, Rawdon Glover, explicou que a decisão de apresentar o protótipo nos Estados Unidos da América deveu-se à escala e dimensão do mercado norte americano, aspetos que a marca valoriza.

Segundo a mesma publicação britânica, o GT tem venda prevista para o final do próximo ano, com as primeiras entregas a serem feitas no verão de 2026.