Se quer, corra! Jaguar deixa de produzir modelos a combustão ainda este ano

No caminho para a eletrificação absoluta, a Jaguar abandona a produção de modelos a combustão ainda este ano. A começar pelas berlinas...

No caminho para a eletrificação absoluta, a Jaguar prepara-se para abandonar a produção de todos os seus atuais modelos a combustão, a começar pelas berlinas e coupés, já em junho em 2024. Sendo que, mesmo no caso dos SUV, apenas se manterão até ao final de 2024, já que a nova era da marca britânica tem início, exactamente, em 2025.

A revelação sobre a saída de produção de propostas como as berlinas XE e XF, ou até mesmo o coupé desportivo F-Type, foi feita, em entrevista à americana Road & Track, pelo CEO da Jaguar North America, Joe Eberhardt. O qual fixou, inclusivamente, uma data para o fim do saída destes modelos da fábrica de Castle Bromwich, em Birmingham, Inglaterra: junho de 2024.

"A maior parte dos nossos produtos cessa produção já em junho", anunciou Eberhardt, acrescentando, no entanto, que, embora sem montagem de mais unidades, os modelos "vão estar à venda por muito mais tempo".

Berlina de entrada na oferta da Jaguar, o XE é um dos modelos que deixará de sair das linhas de montagem de Castle Bromwich já em junho
Berlina de entrada na oferta da Jaguar, o XE é um dos modelos que deixará de sair das linhas de montagem de Castle Bromwich já em junho

Segundo este responsável,"teremos um cronograma de produção que nos permitirá manter um fornecimento contínuo de veículos, até à chegada da nova geração de produtos", sendo que, "neste momento, estamos a fazer contas para perceber de que volume necessitamos, de forma conseguirmos chegar ao momento do lançamento do primeiro modelo da nova geração de produtos, com tudo a postos para que não surjam quaisquer problemas em termos de entregas".

Quanto àquilo que aí vem, a Jaguar tem previsto, como primeiro modelo dessa nova era 100% elétrica, um GT com 600 cv de potência, ao estilo do Porsche Taycan, cuja apresentação deverá ter lugar em 2025. Seguindo-se, já em 2026, o primeiro SUV de luxo e que é posicionado como um concorrente directo do Bentley Bentayga, além de uma nova berlina também de luxo.

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Todas estas novas propostas terão por base a mesma e nova plataforma JEA, a qual, garante o fabricante, não terá qualquer ponto de contacto com as atuais plataformas utilizadas nos carros do fabricante de Coventry.

Modelos a combustão disponíveis mas com limitações

Relativamente à atual gama, a também britânica Autocar avança que, no caso das berlinas XE e XF, ainda podem ser encomendadas, embora os interessados já não possam proceder à maior parte das configurações, uma vez que os dois modelos estão, neste momento, já a ser produzidos segundo especificações já pré-definidas, para estas últimas semanas de fabrico.

O SUV F-Pace mantém-se em comercialização em 2024, embora e certamente, com limitações na oferta
O SUV F-Pace mantém-se em comercialização em 2024, embora e certamente, com limitações na oferta

Quanto aos SUV E-Pace, F-Pace e o elétrico I-Pace, permanecerão na gama até ao final de 2024, embora não existindo, para já, indicações, quanto às possibilidades de personalização das unidades que venham a ser entregues.

F-Pace sem rival interno

Recorde-se que, em 2023, a Jaguar vendeu um total de 9.935 unidades da sua berlina mais pequena, o XE, contra 10.918 unidades do maior XF. Números que, sendo superiores ao registado em 2022, beneficiaram do atenuar das dificuldades de fornecimento de componentes.

Ainda assim, nenhuma das duas berlinas conseguiu, sequer, aproximar-se, dos números obtidos pelo SUV F-Pace, o qual, produzido apenas em Solihull, registou quase 16 000 vendas.

O F-Type foi o último coupé desportivo a combustão lançado pela Jaguar, há mais de uma década
O F-Type foi o último coupé desportivo a combustão lançado pela Jaguar, há mais de uma década

Já o coupé F-Type, com mais de uma década de comercialização, terminou o último ano com 2.678 unidades transaccionadas em todo o mundo.