Reinvenção da Jaguar. Marca britânica revela nova identidade

No seguimento da decisão de transformação numa marca elétrica de luxo, a Jaguar revelou o seu novo logótipo e identidade de marca, assim como os quatro novos elementos de design do fabricante britânico.

Depois de anunciada a apresentação de um novo protótipo para dezembro, assim como divulgadas imagens dos primeiros testes com o seu futuro modelo GT de quatro portas, a Jaguar dá agora a conhecer o rosto da sua nova identidade.

Com 90 anos de idade, a marca britânica fala numa adaptação para “o segundo século”, introduzindo um novo logótipo e branding, concentrado em quatro novos elementos de design, a que chamou de “símbolos de mudança”.

Os quatro símbolos de mudança

O primeiro símbolo que materializa esta mudança é o “Device Mark”, que é, essencialmente, um novo tipo de letra escolhido para a assinatura Jaguar e que funciona como marca figurativa.

Já o segundo, com nome de “Strike Through”, trata-se de um elemento gráfico com 16 riscas horizontais e que serve de fundo para o símbolo já conhecido da Jaguar.

Segue-se um terceiro símbolo, que se resume a uma palete de cores primárias apresentadas como pedra basilar desta nova identidade, além de um quarto símbolo, com o nome de “Maker’s Mark” (Marca do Fabricante), composto por dois elementos: o primeiro é o tradicional e já conhecido “Leaper” da Jaguar, agora com um desenho mais contemporâneo, ao passo que o segundo traduz-se num monograma, na forma de um medalhão, que combina as letras “J” e “R”.

Em declarações à Autocar, o chefe de design da Jaguar, Gerry McGovern, explicou a revolução da marca britânica como “uma reimaginação que recupera a essência da Jaguar, devolvendo-lhe os valores que a tornaram tão amada, mas tornando-a relevante para um futuro contemporâneo”.

Recorde-se que, com esta reinterpretação radical, a marca ambiciona posicionar-se no mesmo patamar de marcas super-luxuosas como a Bentley, abandonando o posicionamento premium e a priorização dos volumes na produção e comercialização automóvel.