O anúncio terá sido feito pelo novo CEO da marca, Thierry Bollore: a Jaguar tornar-se-á uma marca exclusivamente elétrica, já a partir de 2025. Medida tomada ao abrigo do novo plano estratégico "Reimagine", o qual fará com que, também todos os modelos da Land Rover, venham a ter uma versão elétrica, em 2030. E com plataformas elétricas independentes para cada marca.
A Jaguar vai tornar-se numa marca de veículos elétricos a partir de 2025, ao abrigo da ousada nova estratégia "Reimagine", desenhada para recuperar os bons velhos tempos da Jaguar Land Rover.
O novo CEO Thierry Bollore estabeleceu um objetivo para o fabricante britânico, detido pelo grupo indiano Tata Motors, de se tornar num negócio com emissões líquidas zero até 2039, que inclui uma mudança para a eletrificação.
Todos os modelos da Jaguar e da Land Rover serão propostos com uma versão cem por cento elétrica até ao final da década, com a Jaguar a tornar-se numa marca de luxo elétrica a partir de 2025. Entretanto, a Land Rover irá lançar seis modelos cem por cento elétricos nos próximos cinco anos, estando previsto o primeiro já para 2024.
Para apoiar a transição elétrica, a Jaguar Land Rover irá utilizar três arquiteturas: duas dedicadas à Land Rover e uma plataforma puramente elétrica que será exclusiva da Jaguar.
LEIA TAMBÉM
Jaguar Land Rover. Eletrificação e conectividade são base para o futuro
Os novos modelos da Land Rover irão ser construídos a partir da "Modular Longitudinal Architecture" que permite modelos a combustão e elétricos e uma plataforma gémea "Electric Modular Archirtecture", que também pode "suportar avançados motores de combustão eletrificados".
Modelos atuais não vão acabar
A Jaguar Land Rover sublinha que não pretende "encerrar nenhuma das suas principais unidades de produção" e irá manter a "fábrica e as linhas de montagem no Reino Unido e em todo o mundo".
A Jaguar Land Rover acrescenta que não irá descontinuar nenhum dos produtos atuais e não "planeia interromper a produção" de nenhum modelo atual.
Até ao final da década, a Jaguar Land Rover pretende que 100% das vendas da Jaguar sejam de veículos elétricos, enquanto na marca Land Rover a percentagem seja de 60%.
Thierry Bollore também referiu que a Jaguar Land Rover está empenhada em descontinuar as motorizações diesel até 2026 e está a investir na tecnologia da célula de combustível. Os primeiros protótipos a hidrogénio deverão estar a ser testados em estradas públicas até final de 2021.