Jaguar Land Rover. COVID-19 transforma lucros em prejuízos

Pandemia do COVID-19 impediu a Jaguar Land Rover de regressar aos lucros e, pelo contrário, originou elevados prejuízos devido à quebra de vendas.

Pandemia do COVID-19 impediu a Jaguar Land Rover de regressar aos lucros. Pelo contrário originou elevados prejuízos devido às quebras de vendas na China e na Europa.

A Jaguar Land Rover registou prejuízos superiores a 471 milhões de euros (422 milhões de libras) no ano fiscal que terminou a 31 de março. O regresso aos lucros foi hipotecada pela queda brutal nas vendas provocada pela pandemia do COVID-19.

O impacto da crise e os encerramentos associados de fábricas teve como consequência uma quebra de quase 31% das vendas para 109.869 unidades ente janeiro e março deste ano. Isto significa uma redução das vendas superiores a 12,1% em comparação com o ano fiscal 2018-2019.

LEIA TAMBÉM
Land Rover Defender 90 já chegou. E por menos 8.000€ que o 110

A diminuição drástica da procura conduziu a uma redução dramática das receitas, invertendo os números positivos registados na segunda metade de 2019 que estavam a garantir o regresso à rendibilidade ao abrigo do programa de transformação 'Project Charge'. A Jaguar Land Rover vai ter agora de reforçar a implementação do seu plano de redução de custos, como forma de suavizar os prejuízos.

A pandemia do COVID-19 teve um impacto substancial no mercado chinês a partir de janeiro e também condicionou as vendas na Europa. Como resultado, a marca britânica registou uma perda antes de impostos superior 559 milhões de euros (501 milhões de libras).

O volume de negócios da Jaguar Land Rover ascendeu a mais de 25 mil milhões de euros (23 mil milhões de libras) no ano fiscal 2019-2020. Por sua vez, o resultado operacional apresentou um prejuízo de 471 milhões de euros (422 milhões de libras).

Perspetivas otimistas

A Jaguar Land Rover está, no entanto, otimista, garantindo dispor de uma liquidez sólida de 6,25 mil milhões de euros (5,6 mil milhões de euros).

Alguns produtos até registaram um aumento das vendas: Range Rover Evoque (+ 24,7%) e Jaguar i-Pace (+40%). O Land Rover Discovery Sport foi lançado na China em março e pode tornar-se popular nesse mercado. As vendas do Range Rover e do Range Rover Sport na China são consideradas promissoras.

No total, a procura dos produtos da Jaguar Land Rover desceram 62,5% no mês de abril em comparação com período homólogo do ano passado e 43,3% em maio. Todavia, a marca tem esperanças numa recuperação. Isso deve-se à reabertura de 89% dos seus concessionários em todo o mundo e ao reinício das operações nas fábricas de Solihull, Halewood, Eslováquia e Áustria.

O plano de redução de custos Project Charge continua a ser implementado, estando prevista uma poupança superior a 670 milhões de euros (600 milhões de libras) no primeiro trimestre de 2020.