Impulsionada pela excelente receptividade que os seus Veículos Elétricos (EV's) têm tido, a Jaguar Land Rover prepara já o reforço da ofensiva, neste capítulo. E não apenas em termos de novos modelos, domínio em que prepara três novidades, mas também em termos de produção, com a conversão da histórica fábrica de Castle Bromwich, em centro especializado de fabrico de veículos elétricos!
A Jaguar rendeu-se por completo à Mobilidade Elétrica! A demonstrá-lo, a notícia avançada, esta segunda-feira, pela habitualmente bem informada Autocar, publicação especializada britânica que vem agora desvendar os próximos planos... elétricos, da marca automóvel com sede em Coventry, Inglaterra.
Segundo fontes contactadas pela revista, a Jaguar Land Rover definiu já um reforço da sua estratégia elétrica, a começar, num investimento extra acima dos mil milhões de euros, para adaptações a realizar nas suas fábricas de Castle Bromwich e de Solihull.
LEIA TAMBÉM
Novo Jaguar F-Type é um 'Hot Wheels'
De acordo com as mesmas fontes, as duas unidades de produção vão ser adaptadas para passarem a utilizar a futura plataforma Modular Longitudinal Architecture, ou MLA. Sendo que, no caso da fábrica de Castle Bromwich, o investimento servirá igualmente para que esta seja convertida numa unidade destinada ao fabrico apenas dos veículos elétricos do grupo que aí vêm.
Não um, não dois, mas três novos elétricos a caminho
Aliás, também neste capítulo, as novidades, na Jaguar Land Rover, são mais que muitas! Isto porque, convencido pela procura que, por exemplo, o I-Pace tem vindo a ter, o construtor britânico prepara já três novas propostas, à partida, 100% elétricas: a nova geração do navio-almirante Jaguar XJ; o derivado SUV deste topo de gama, o J-Pace; e o há muito esperado Road Rover.
De acordo com a Autocar, todos estes novos modelos 100% elétricos serão fabricados na histórica linha de montagem de Castle Bromwich, com base na futura plataforma MLA. A qual, no entanto, deverá estar preparada para receber três tipos distintos de sistemas de propulsão: 100% elétrica, híbrida plug-in e motor de combustão convencional.
Mesmo com a conversão de Castle Bromwich, as fontes ouvidas pela Autocar garantem que, o Jaguar I-Pace, continuará a ser fabricado na Áustria, utilizando a plataforma que lhe é exclusiva. Além de, sem quaisquer alterações, no ciclo de vida que está previsto.
Aliás e quanto à nova solução MLA, servirá de base ainda à nova geração Range Rover e Range Rover Sport, assim como para o Discovery 6. Sendo que a expectativa da Jaguar Land Rover é que, em termos de comercialização, a preferência dos consumidores, relativamente a estas novidades, vá para as motorizações híbridas, em detrimento das versões exclusivamente com motor de combustão.
Novidades começam a chegar ainda este
Quanto a apresentações e lançamentos, o próximo Jaguar XJ deverá ser oficialmente desvendado, já na sua versão de produção, lá mais para o final do presente ano. Com as primeiras unidades a serem entregues aos clientes, na Primavera de 2021.
LEIA TAMBÉM
Jaguar I-Pace P400 S - Inferno azul
Já quanto aos totalmente novos J-Pace e Land Rover Road Rover - nome que, é já certo, não transitará para a versão de produção -, nem mesmo a Autocar sabe ainda quando poderão ser desvendados...