Jaguar Land Rover testa tecnologia inovadora para evitar... enjoos

Jaguar Land Rover está a desenvolver um software inteligente para reduzir as probabilidades de enjoos aos ocupantes dos seus futuros veículos autónomos.

A Jaguar Land Rover está a desenvolver um software inteligente para reduzir as probabilidades de enjoos aos ocupantes dos seus futuros veículos autónomos. Isto, porque, segundo o fabricante, 70% das pessoas enjoa, quando viaja de automóvel!

A Jaguar Land Rover está a desenvolver um software para a redução de enjoos que irá adaptar o estilo de condução dos futuros veículos autónomos para oferecer o mais elevado nível de conforto aos passageiros.

Na primeira fase do projeto foi elaborada uma "tabela de bem-estar" personalizada para ajudar a diminuir a probabilidade dos ocupantes sofrerem enjoos em até 60%. Os engenheiros de software do fabricante britânico incorporaram a tabela no software de condução autónoma.

Aquele software inteligente reúne os dados obtidos em mais de 32 mil quilómetros de testes em condições reais e combina essa informação com simulações virtuais para calcular um conjunto de parâmetros para avaliar a dinâmica de condução.

Com base na informação recolhida em cada quilómetro percorrido pela frota autónoma, o sistema aprendizagem avançada consegue otimizar a condução e proporcionar a melhor experiência de habitáculo num futuro ligado, elétrico e autónomo.

A Jaguar Land Rover adianta que esta tecnologia pode ser utilizada para que a condução autónoma dos veículos da Jaguar e Land Rover mantenha as caraterísticas individuais de cada modelo das marcas Jaguar e Land Rover.

Novos sistemas de assistência à condução

Os estudos indicam que mais de 70% da população é afetada pelos enjoos, que ocorrem quando os olhos captam informação que difere da percepcionada pelos ouvidos, pele ou corpo (habitualmente ao ler em viagens longas num veículo).

O novo sistema permite a otimização dos factores que contribuem para o enjoo - aceleração, travagem e posição na faixa - evitando que os passageiros sintam náuseas.

LEIA TAMBÉM
Jaguar Land Rover desenvolve "touchscreen" sem contacto

Os resultados do projeto possibilitam o desenvolvimento de sistemas avançados de assistência à condução mais sofisticados para os futuros modelos da Jaguar e Land Rover, como o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo e os sistemas relacionados com sistemas avançados de assistência à manutenção na faixa.

A informação obtida irá auxiliar o fabricante britânico a conceber e produzir veículos avançados de elevadas prestações tanto agora como no futuro.

Atualmente, a Jaguar Land Rover já disponibiliza o Sistema Dinâmico Adaptativo em toda a sua gama de veículos para auxiliar a eliminar o movimento de baixa frequência da estrada que pode provocar náuseas.

Ao alterar as configurações de condução em cada 10 milissegundos, garantimos que os passageiros desfrutam sempre de níveis elevados de conforto sem prejudicar o desempenho dinâmico intrínseco a todos os modelos Jaguar e Land Rover.