Privados são a solução. Jaguar Land Rover perde apoio financeiro do Governo

A atravessar dificuldades financeiras, a Jaguar Land Rover acaba de perder um possível apoio estatal, com o fim das negociações com o Governo britânico.

A atravessar dificuldades financeiras, também devido à pandemia de coronavírus, a Jaguar Land Rover acaba de receber mais uma má notícia: as conversações que mantinha com o governo britânico, destinadas a garantir apoio estatal, terão terminado sem qualquer resultado. Situação que coloca agora o construtor britânico totalmente nas mãos dos privados...

A notícia é avançada pelo britânico Financial Times, explicando que a Jaguar Land Rover (JLR) falhou o cumprimento dos parâmetros que lhe permitiam aceder aos apoios fiscais disponibilizados ao contribuinte. Entre os quais, a obrigatoriedade de atingir certos níveis de descarbonização, só possíveis através de uma transição acelerada para a eletrificação e um descartar igualmente rápido das motorizações diesel.

Recorde-se que, este mesmo plano de recuperação da Jaguar Land Rover, com apoio financeiro da parte do Estado britânico, havia sido concertado com o ministro das Finanças do Reino Unido, Rishi Sunak, ainda durante o último mês de maio.

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Segundo a Automotive News Europe, fonte familiarizada com o tema salienta, igualmente, que o próprio esquema de financiamento, terá tornado inviável, para a dona da JLR, a indiana Tata, esta solução, devido às condições rígidas impostas relativamente o empréstimo.

No entanto e apesar destas notícias, a Tata Steel também anuncia, em comunicado, que "as conversações construtivas com o Governo do Reino Unido continuam, em áreas onde poderá, ainda, existir algum tipo de apoio".

Jaguar I-Pace Magna Steyr

Hoje em dia, numa situação financeira delicada, a Jaguar Land Rover já conseguiu aumentar, para 2.5 mil milhões de libras esterlinas, qualquer coisa como 2.7 mil milhões de euros, as poupanças previstas para 2020. Isto, depois de ter registado perdas, antes de impostos, de 413 milhões de libras (pouco mais de 456 milhões de euros), no mais recente trimestre deste ano.

Entretanto, o fabricante britânico chegou, igualmente, a acordo com credores na China, para garantir um empréstimo de cinco mil milhões de yuan (607.5 milhões de euros), naquela que é também a primeira iniciativa financeira do género, com origem no Império do Meio.

Ao mesmo tempo e no meio de toda esta engenharia financeira, a Jaguar Land Rover prepara-se para receber um novo CEO, a no próximo dia 10 de setembro - nada mais, nada menos, que o ex-CEO da Renault, Thierry Bollore.

Recorde-se que, tanto a JLR, como a Tata Steel, são propriedade do gigante indiano Tata Group. O qual comprou o fabricante automóvel britânico, ainda em 2008, à norte-americana Ford.