Proposta 100% elétrica, o Jaguar I-Pace não deixa de ser, também e na sua génese, um verdadeiro Jaguar, que, tal como todos os produtos da marca britânica, tem no elevado prazer de condução, uma das suas muitas qualidades. Neste caso, resultado igualmente do extenso lote de tecnologias que o modelo contém…
Marcado, logo à partida, por uma estética fortemente desportiva e plena de sex-appeal, o Jaguar I-Pace não se limita a manter a emoção presa às linhas exteriores. Afirmando-a, sim e também, através de um comportamento em estrada claramente felino e dominador, além de invariavelmente seguro.
A contribuir para esta afirmação e domínio da estrada, um Sistema Dinâmico Adaptativo, capaz de monitorizar os movimentos do veículo, até 500 vezes por segundo. Ao mesmo tempo que analisa constantemente a aceleração, direção, utilização dos pedais do acelerador e travão, ajustando não somente a resposta dos amortecedores com controlo eletrónico, mas também otimizando as configurações da suspensão. Tudo isto, como forma de proporcionar, no I-Pace, o equilíbrio ideal entre conforto, prazer de condução e agilidade.
Caso o condutor o deseje, a possibilidade, ainda, de integrar no Jaguar I-Pace uma Suspensão Pneumática Activa, capaz de rebaixar a distância ao solo até 10 mm, quando a velocidades acima dos 105 km/h. Mas também um Sistema Dinâmico Configurável, a permitir personalizar a sensibilidade do acelerador, o peso da direção e até mesmo a rigidez dos amortecedores. Sendo que, optando pelo Modo Dinâmico, é a faceta mais desportiva do I-Pace que sobressai.
[smartslider3 slider="151"]
A pensar igualmente na Segurança, uma Tração Integral assegurada através da presença de motores elétricos acoplados em ambos os eixos deste Jaguar, e que conseguem adaptar-se, de forma independente, às solicitações do condutor, às condições do piso da estrada e à tração disponível.
Também presente, um Sistema de Vetorização de Binário através da Travagem, a oferecer, na maior partes da situações e atuando de forma distinta em cada uma das rodas do lado de dentro da curva, uma maior eficácia e requinte no suster do I-Pace.
Em prol de uma maior eficácia e segurança na condução, sistemas de tecnologia de ponta como o Adaptive Surface Response (AdSR), responsável por monitorizar permanentemente o ambiente do veículo e ajustar as configurações apropriadas de motor e travões. Garantindo, dessa forma, uma melhor resposta do Jaguar I-Pace, quando sob condições meteorológicas adversas e em pisos desafiantes.
Equipado com a avançado tecnologia All Surface Progress Control, este Jaguar elétrico consegue também assegurar uma velocidade constante – entre 3,6 e 30 km/h -, mesmo quando em condições adversas, como pisos de aderência reduzida.
Já no arranque, um valioso sistema de Arranque de Baixa Tração, capaz de garantir uma mais fácil evolução em superfícies de aderência reduzida, como a relva molhada, a neve ou o gelo. Permanecendo ativo até ao momento em que I-Pace atinge os 30 km/h, altura a partir da qual o Jaguar retoma, de forma imperceptível, o modo de condução anteriormente selecionado.
[smartslider3 slider="152"]
Finalmente e na base deste compêndio de tecnologias de ponta presentes no não menos avançado Jaguar I-Pace, um inovador sistema propulsor 100% elétrico, e que será o tema do nosso próximo artigo, já na próxima semana…