A nova geração de 2021 do Jaguar I-Pace acaba de chegar ao nosso País, com imensas atualizações. O preço começa nos 81 788€.
Já está disponível em Portugal a geração de 2021 do elétrico puro Jaguar I-Pace. O novo modelo pode receber atualizações de software por via remota. Também evolui imenso nas tecnologias de assistência à condução e no infoentretenimento.
Mesmo motor e bateria, mas...
No que diz respeito à mecânica e bateria, as coisas mantêm-se como na gama anterior. Isto é, continua a utilizar dois motores elétricos que debitam em conjunto 400 cv de potência (para acelerações de 0-100 em 4,8 segundos). A bateria também mantém os 470 km de autonomia (ciclo WLTP).
O hardware é o mesmo mas o Jaguar I-Pace evolui face ao modelo anterior. Isso acontece em matérias tão importantes como a facilidade e rapidez de recarga da bateria.
Recebeu um novo inversor e também passa a aceitar recarga de corrente trifásica. Pode recuperar 127 km de autonomia com 15 minutos de recarga. Mas isto se for ligado a um carregador rápido de corrente contínua de 50 kW. Também inclui dois cabos de série, para cobrir todas as situações.
Nova frente
O novo Jaguar I-Pace distingue-se pela aparência porque mudou na grelha frontal e nos faróis LED. Também fica agora disponível com tejadilho metálico, para além do panorâmico.
LEIA TAMBÉM
Jaguar I-Pace. Novos reforços tecnológicos para SUV elétrico
A marca propõe quatro novas cores exteriores e novos conjuntos de jantes, que podem ir até às 22 polegadas de diâmetro. Para evitar ficar na estrada por causa de um pequeno furo ficam disponíveis pneus com uma película interna autoselante.
Grande evolução no habitáculo
Os bancos traseiros rebatíveis a 40/20/40 são agora de série e podem incluir o túnel para transporte de esquis, enquanto os bancos dianteiros podem ter entre oito e 16 regulações. Os respetivos revestimentos podem ser desportivos, agora também com novas cores e acabamentos.
A nova iluminação marca o ambiente, enquanto o condutor tem ao seu dispor novas tecnologias de ajuda à condução, graças à nova arquitetura eletrónica de base EVA2 -SOTA. Esta permite a atualização de todo o software mediante a autorização do proprietário, sem que este tenha de se dirigir ao concessionário.
Mais funcionalidades
Pelo ponto de vista da utilização também há melhoramentos. Um deles é o carregamento para smartphone por indução a 15W. Outro é a oferta de novas fichas USB para os ocupantes traseiros.
A conhecida chave de acesso Activity Key, uma espécie de pulseira impermeável que permite entrar e arrancar sem chave, continua disponível e recebe atualizações. Pode agora mostrar as horas e o estado da bateria. Apenas precisa de ser recarregada durante meia-hora por semana.
Os sistemas ADAS (auxílio à condução) contam agora com câmaras surround 3D de série. Para maior precisão das várias funções de segurança, como por exemplo o monitor de ângulo morto, o monitor de colisão traseira (70 metros) e outros.
O sistema de bordo PIVI-PRO facilita todas as tarefas. Começa por estar sempre ativo e recorre a um ecrã inspirado nos iPhone. 80 por cento das funções são exibidas na página inicial, para acesso mais rápido e direto.
Dois smartphones
O PIVO-PRO permite também espelhar dois smartphones. Aceita dois cartões SIM, um deles 4G. Inclui um sistema de navegação que também é atualizável e que aprende com os hábitos do utilizador.
O Jaguar I-Pace pode ser enriquecido com diversos pacotes de equipamento. Por exemplo o Pack Sport e o Pack Executive. Em ambos os casos com alguns elementos extra, como a abertura elétrica da bagageira, a suspensão pneumática (no Pack Executive) e os vidros escurecidos, entre outros.
A Jaguar propõe no mercado nacional uma modalidade de aquisição a crédito especialmente atrativa para empresas. Permite várias isenções de impostos e que pressupõe mensalidades de 490€ a 47 meses, com uma entrada inicial de 29 090€ e um valor residual de 26 448€.