Jaguar I-PACE fornece tecnologia para a competição

A equipa de competição da Jaguar está a aplicar no Jaguar I-Type 4 tecnologia de visão digital desenvolvida no I-PACE de estrada. Através do sistema de reconhecimento de sinais de trânsito.

Pontos de ultrapassagem, estratégia de gestão de energia e informações sobre as equipas adversárias são agora geridos com maior precisão graças aos conhecimentos adquiridos nos veículos de estrada

O SUV elétrico de estrada Jaguar I-PACE tem sido a fonte de conhecimento, experiência e orientações desta tecnologia.

Através do sistema de reconhecimento de sinais de trânsito (TSR) do veículo, que recorre a câmaras estéreo e um software de processamento de imagem, este informa o condutor sobre os sinais de trânsito, limites de velocidade a cada momento e restrições de ultrapassagem.

Entretanto, o Jaguar I-PACE eTrophy está de volta, com corridas em Berlim já em agosto

É com base nestas informações que o sistema de limitação de velocidade adaptativo ajuda o condutor a manter-se dentro da legalidade e segurança. Reduz automaticamente a velocidade do veículo, se necessário, ao entrar em áreas de velocidade limitada.

Estratégia mais apurada

São estes mesmos princípios que os engenheiros da equipa Panasonic Jaguar Racing estão a aplicar, embora com um objetivo bastante diferente. Monitorizam o estado da bateria do I-TYPE e também os carros adversários, de forma automática. Depois, com base nestas informações, definem a melhor estratégia de corrida para os seus pilotos Mitch Evans e James Calado.

Este é um exemplo curioso de uma influência tecnológica que surge no sentido contrário ao habitual, ou seja, dos carros do dia-a-dia para a competição.

Há, no entanto, muita informação e influência a seguir no sentido tradicional. Foi o que aconteceu com a transferência de tecnologia de software dos I-Pace Trophy e da Formula E para o I-Pace de estrada. Resultou em ganhos de 20 km de autonomia real para o carro de estrada, só com a otimização da gestão da bateria, sistemas de arrefecimento, travagem regenerativa e distribuição de binário do sistema de tração integral.

Futuro XJ elétrico também beneficia

A Jaguar anuncia que também o futuro Jaguar XJ elétrico será grande beneficiário desta transmissão tecnológica de dois sentidos, entre a competição e os carros de estrada da Jaguar.

Entretanto,a Jaguar confirmou também o regresso do Jaguar I-PACE eTrophy, já a 5 de agosto de 2020 com provas em Berlim.