Sport Uitlity Vehicle de linhas arrebatadoras, o Jaguar I-PACE não é apenas uma cara bonita ou um elemento distinto de uma família com pedigree. A par de todos estes predicados, o I-PACE é também o Jaguar do futuro, desportivo mas zero emissões, capaz de nos levar nas asas flamejantes da eletricidade.
Cativante na estética, deslumbrante nos interiores e vanguardista nas tecnologias que torna suas, o Jaguar I-PACE tem, contudo, bem escondida, aquela que é a sua verdadeira mais-valia e faceta realmente diferenciadora – o conjunto motor/transmissão de base 100% elétrica, sinónimo não apenas do seu futurismo, mas também da personalidade desportiva que fazem dele um verdadeiro Jaguar.
Anunciando uma potência máxima de 294 kW, qualquer coisa como 400 cv, e um binário máximo de 696 Nm, disponível no imediato, o Jaguar I-PACE tem por base dois motores elétricos síncronos de íman permanente, integrados nos eixos dianteiro e traseiro. Solução que não só assegura uma Tração Integral (AWD) integrada, como permite uma aceleração dos 0 a 100 km/h em tão-só 4,8 segundos.
A garantir a energia necessária, uma bateria de 90 kWh, concebida a pensar na longevidade e capaz de suportar longos períodos de utilização, sob esforço máximo. Mas também, resultado da disposição entre os dois eixos e sob o piso, dessa mesma bateria, contribuindo assim para a elevada dinâmica do veículo e ajudando a fazer do I-PACE um SUV para quem gosta de ter prazer ao volante.
[smartslider3 slider="162"]
Aliás, a procurar proporcionar o equilíbrio perfeito entre refrigeração e aerodinâmica, as Alhetas Ativas colocadas na frente do I-PACE, abrem-se à passagem do vento, quando é necessário arrefecer a bateria. Voltando a fechar-se quando já não são necessárias, com vista a um fluxo de ar mais suave.
Encarregue da gestão, uma caixa de velocidades simplificada, a que a Jaguar deu o nome de JaguarDrive, e capaz de garantir uma aceleração sustentável das 0 às 12000 rotações por minuto, sem atrasos ou interrupções nas passagens.
Finalmente e a favor da autonomia, um sistema de travagem regenerativa maximizada, que recupera praticamente toda a energia de travagem.
Em termos práticos, basta que o condutor retire o pé do pedal do acelerador, para que a travagem regenerativa entre em acção, reduzindo confortavelmente a velocidade do I-PACE, ao mesmo tempo que a energia gerada vai sendo utilizada para otimizar a autonomia da bateria.
[smartslider3 slider="163"]
Permitindo-nos assim, continuar a voar nas asas da eletricidade…