Seguindo aquela que começa a ser a tendência do mercado, a Jaguar passou a disponibilizar, com a mais recente evolução, atualizações de software remotas para o seu elétrico I-Pace, o qual passa também a beneficiar de carregamentos de bateria mais rápidos.
Já em comercialização naquela que é a sua versão Model Year 2021, o Jaguar I-Pace apresenta como evoluções mais significativas, a optimização da capacidade de carregamento, além da cada vez mais vulgar atualização de software, por via remota e sem necessidade de deslocação às oficinas.
No primeiro caso e segundo destaca a marca britânica, o I-Pace passa a conseguir carregar as baterias com energia suficiente para 127 quilómetros, em apenas 15 minutos de carga corrente (CC).
Já um carregamento completo das baterias, de 0 a 100% da capacidade, passa a demorar, segundo o fabricante, apenas 9,3 horas.
Igualmente para facilitar os dois tipos de carregamento existentes, a Jaguar passa a oferecer, com o I-Pace, dois cabos de carga: o doméstico Modo 2 e o público Modo 3. Este último, melhorado para carregamentos mais rápidos.
LEIA TAMBÉM
Este é o Jaguar I-Pace renovado para 2021. E até já tem preços!
Ao mesmo tempo e com objectivo de garantir uma maior eficiência, num modelo 100% elétricos a anunciar 400 cv de potência e 696 Nm de binário, a Jaguar promoveu não somente melhoria na gestão do software, como adicionou, ainda, vários novos componente ao grupo motriz, como um óleo com menor viscosidade na EDU, rolamentos das rodas de baixa resistência, uma nova técnica de modulação do inversor, redução da resistência do travão, alterações na regeneração do travão e refrigeração inteligente do inversor.
Graças a estas soluções, o anúncio de uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos e, principalmente, uma autonomia de 470 quilómetros, já segundo o ciclo WLTP.
Atualizações remotas
Igualmente nova neste Model Year 2021, é a arquitectura electrónica do veículo, denominada EVA 2.0, a qual permite atualizações sem fios através da tecnologia SOTA/DOTA.
Sobre estas duas tecnologias, a Jaguar explica que o sistema SOTA permite ao I-Pace funcionar sempre com o software mais recente, graças à atualização sem fios ou necessidade de ligações físicas, ou passo a tecnologia DOTA garante que, mediante autorização prévia dos clientes, a Jaguar Land Rover receba, de forma anónima, informações sobre o funcionamento do veículo. Isto, para que, a partir destes dados, possa conhecer melhor o comportamento do veículo e implementar melhorias em modelos futuros