Já disponível em Portugal. Jaguar apresenta o renovado e eletrificado F-Pace

A Jaguar acaba de dar a conhecer a atualização para 2021 do seu SUV F-Pace, a qual se destaca pela estreia das motorizações eletrificadas.

A Jaguar acaba de dar a conhecer a atualização para 2021 do seu SUV F-Pace, centrada não somente num exterior e interior renovados, e num novo sistema de infoentretenimento mais vanguardista, mas também e principalmente, na disponibilização, pela primeira vez neste modelo, de motorizações eletrificadas.

Anunciando um visual renovado, que a própria Jaguar descreve como "mais tranquilo", o F-Pace apresenta como principais novidades, no exterior, um capot redesenhado, novas grelhas frontal e laterais, faróis LED ultrafinos com assinatura luminosa "Double J", além de um pára-choques com entradas de ar redesenhadas. Sem esquecer as luzes de mudança de direcção, a partir de agora, animadas.

Já na traseira, novos farolins, mais finos, incorporam o gráfico "Chicane" estreado no I-Pace elétrico, ao mesmo tempo que o pára-choques e a tampa da bagageira, mais esculpidos, ganham um novo design.

Especificamente no caso da versão R-Dynamic, vários elementos de design exclusivos, a acentuarem uma imagem de performance, além do opcional Black Exterior Pack, com elementos personalizados em acabamento Gloss Black.

Interior renovado... e com novo sistema de infoentretenimento

Passando ao interior, um habitáculo igualmente renovado, a prometer mais luxo, requinte, e uma conectividade melhorada. A começar, desde logo, pela nova consola central de aspecto mais desportivo, da qual faz parte, como principal novidade, um ecrã táctil de alta definição de 11,4 polegadas, através do qual é controlado o novo sistema de informação e entretenimento Pivi Pro.

LEIA TAMBÉM
Jaguar F-Pace renovado tem novos atrativos

Nova é também a manche da caixa de velocidade, com uma secção superior com costuras tipo bola de críquete e uma secção inferior em metal, assim como os bancos, de acolchoado mais amplo, melhorias nas funções de massagem e zonas do sistema de climatização. Sendo que, nalguns modelos seleccionados, foi incorporado um anagrama Jaguar em relevo nos apoios de cabeça de todos os passageiros, ao mesmo tempo que as etiquetas do revestimento com a inscrição "Est.1935 Jaguar Coventry" recordam a história e o legado da marca.

A pensar na qualidade do ar a bordo, o sistema de ionização do ar através da tecnologia Nanoe, e que, a partir de agora, incorpora também um filtro PM2.5, capaz de reter partículas ultra-finas, de forma a garantir a saúde e bem estar dos ocupantes.

Motores: a estreia da eletrificação

Igualmente com importantes novidades, surge a oferta em termos de motores, aos quais passam a contar não apenas com tecnologia híbrida de carregamento em tomada externa, ou PHEV, mas também e pela primeira vez, com soluções Micro-Híbridas, ou MHEV.

Este último, sinónimo do recurso a um sistema integrado motor de arranque/gerador acionado por correia (BiSG), capaz de recuperar a energia desperdiçada na desaceleração e travagem, que, em seguida, é armazenada numa bateria independente de iões de lítio de 48V, para ser utilizada na aceleração e proporcionar um sistema Start/Stop mais requintado. Ajudando a proporcionar, no caso do Diesel, emissões de CO2 a partir de 163 g/km e consumos desde 6,2 l/100 km

Ambos os sistemas têm por base os mais recentes motores a gasolina e Diesel, de quatro e seis cilindros em linha.

Assim e começando pelo Diesel, uma oferta centrada num quatro cilindros 2.0 litros turbo com tecnologia MHEV, com dois níveis de potência - 163 e 204 cv -, caixa automática e tracção integral, além de um seis cilindros 3.0 litros turbo MHEV de 300 cv, também com caixa automática de oito velocidades e tracção integral permanente.

A gasolina, um quatro cilindros 2.0 litros turbo de 250 cv, um seis cilindros 3.0 litros Supercharged e turbo de 400 cv, e um quatro cilindros 2.0 litros turbo PHEV de 404 cv. Todos eles, conjugados com caixa automática de oito velocidades e tracção integral.

Ainda sobre a motorização PHEV, que comercialmente adopta a designação de P4 00e, a presença de uma bateria de iões de lítio de 17,1 kWh, a contribuir não só para emissões de CO2 a partir de 54 g/km e consumos de combustível desde 2,4 l/100 km, como também para acelerações dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,3 segundos.

Finalmente e quanto totalmente carregada, esta bateria permite ainda uma autonomia elétrica de até 53 km, sendo que, uma vez esgotada a carga, bastará recorrer a um posto de carregamento rápido (30 kW CC), para recuperar até 80% da capacidade, em 30 minutos. Já num carregador de parede doméstico de 7 kW, é possível carregar até 80% da carga, em 1 hora e 40 minutos.

Tecnologicamente mais avançado

A juntar à renovação nos motores, que inclusivamente obrigaram a uma atualização do chassis de forma a poder acoplar os motores elétricos, manutenção de sistemas como o JaguarDrive Control e o Auto Vehicle Hold. No primeiro caso, a disponibilizar os modos Comfort, Eco, Rain, Ice, Snow e Dynamic.

Ainda no domínio da tecnologia, mas de assistência à condução, destaque para a presença do monitor de saída segura, o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo e a câmara surround com tecnologia 3D mais avançada.

Já disponível em Portugal

Renovado, o Jaguar F-Pace já está disponível em Portugal, com os níveis de acabamento S, SE e HSE, todos eles compatíveis com a especificação R-Dynamic. Sendo que, o Black Exterior Pack é opcional para todos os modelos.

Em termos de preços, o "novo" Jaguar F-Pace começa nos 64.436,48€.