Depois da fama no cinema. Jaguar C-X75 demorou 14 anos a tornar-se realidade

Catorze anos após a apresentação, o Jaguar C-X75 passou à produção. Mas não pela mão do fabricante e sim com a ajuda do designer que o criou.

Catorze anos depois de ser apresentado, o também cinematográfico Jaguar C-X75 passou, finalmente, à produção. Só que, desta feita, já não pela mão da marca britânica, mas, sim, com a ajuda do designer que o criou… 

Mostrado pela primeira vez no Salão Automóvel de Paris de 2010, o C-X75 chegou a ter ordem para produção em maio de 2011, então, com um revolucionário trem de força, traduzido num motor 1,6 litros biturbo a gasolina, conjugado com dois motores elétricos. Solução que deveria permitir uma potência combinada na ordem dos 900 cv e um binário máximo de 800 Nm.

Contudo, o projecto foi abandonado cerca de ano e meio depois, em dezembro de 2012, com o então CEO da Jaguar, Adrian Hallmark, a defender que era "o momento errado" para lançar um superdesportivo cujo preço andaria entre os 930 mil e os 1,1 milhões de euros.

O primeiro Jaguar C-X75 apto a circular nas estradas do dia-a-dia
O primeiro Jaguar C-X75 apto a circular nas estradas do dia-a-dia

Ainda assim, o C-X75 não deixaria de ter o seu momento de glória, nomeadamente, ao ser escolhido como carro do vilão Mr. Hinx, no filme do agente secreto 007 'Spectre', de 2015. Mas, então, já não impulsionado pelo complexo e caro propulsor híbrido, mas por um V8 5.0 Turbo, também de origem Jaguar, instalado num chassis tubular.

Cumprido o propósito cinematográfico, uma das unidades (o carro número 7) foi entretanto adquirida por um coleccionador anónimo, que, em seguida, contactou os serviços de consultadoria do homem que o desenhou, o ex-director da design da Jaguar Ian Callum. Desta feita, para que fizesse todas as alterações necessárias de forma a que pudesse ser homologado para utilização nas estradas do dia-a-dia.

LEIA TAMBÉM
Gostava de comprar o Jaguar I-Pace do Rei Carlos III?

Aceite o repto, a empresa de Callum deu agora por concluído o trabalho, entregando o superdesportivo já com as respetivas homologações que lhe permitem circular no Reino Unido. Mas também com algumas alterações decorrentes da Lei, como é o caso da instalação de vidro com a homologação 'E', linha de escape mais silenciosa e com conversores catalíticos, e verdadeiros espelhos retrovisores. Estes últimos, em substituição das imitações em espuma utilizadas nas filmagens.

A empresa suprimiu, ainda, os espaços vazios no painel, retirou as trancas de libertação rápida necessárias para as filmagens e refez o acabamento em fibra de carbono da carroçaria. Ao mesmo tempo que, no capítulo técnico, foram feitos pequenos ajustes no amortecimento e na distância ao solo, de forma a facilitar a utilização em estrada.

Ainda segundo a britânica Autocar, o primeiro Jaguar C-X75 homologado para estrada será agora exibido no primeiro encontro automobilístico Bicester Scramble em Oxfordshire, agendado para o próximo dia 21 de abril de 2024.