Serão apenas oito unidades. Jaguar C-Type de 1951 volta a ser produzido

A Jaguar vai produzir oito unidades do Jaguar C-Type que se juntará a família Classic Continuation da marca britânica.

A Jaguar vai produzir oito unidades do Jaguar C-Type que se juntará a família Classic Continuation da marca britânica. Setenta anos depois e com base nos desenhos originais voltam a ser construídas réplicas do vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1951 e 1953.

A Jaguar vai ressuscitar o icónico C-Type, no próximo ano, ao abrigo da série de carros Continuation.

Fiel ao original, lançado no início da década de '50 e vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1951 e 1953, será construído artesanalmente na unidade Classics Work, em Coventry (Reino Unido), com base nos desenhos e registos originais, e complementado pela mais recente tecnologia de design por computador. 

Ao contrário do modelo original, de que foram construídas 53 unidades, incluindo 43 vendidas a clientes particulares, o novo modelo terá uma produção limitada a oito unidades.

Espírito do vencedor de Le Mans

Cada uma recuperará o espírito do vencedor de Le Mans ao ser equipado com um motor de seis cilindros em linha de 3,4 litros com carburadores triplos Weber, que debita 220 cv.

O Jaguar C-Type também terá discos de travões, uma tecnologia estreada pelo modelo original no automobilismo em 1952.

"Guiado por alguns dos pilotos mais admirados na história do automobilismo, incluindo Sir Stirling Moss, o C-Type estabeleceu as bases para o sucesso da Jaguar nas provas de resistência e é sinónimo de inovação em design e engenharia", refere Dan Pink, diretor da Jaguar Classic. 

"Setenta anos depois, a Jaguar tem o orgulho de utilizar as mais recentes inovações na tecnologia de fabrico, juntamente com os conhecimentos tradicionais e especialização ímpar, para reintroduzir este automóvel lendário para que possa ser desfrutado por uma nova geração de entusiastas".

LEIA TAMBÉM
Heritage 60 Edition. Jaguar F-Type ganha edição especial pelos 60 anos do E-Type

O anúncio coincidiu com o lançamento de um configurador online do C-Type Continuation. Esta ferramenta permite a visualização do automóvel e a possibilidade de selecção de oito opções de pintura sólidas e quatro metalizadas.

Oito cores estão disponíveis para o interior e também é possível decorar carroçaria com um ou dois autocolantes redondos. A Jaguar também irá lançar um sistema de retenção e anticapotamento aprovado pela FIA, permitindo a estes automóveis competir em corridas para clássicos.