A JAC Motors Iberica anuncia o início da sua atividade em Portugal e lança camiões elétricos com peso bruto de 7,5 toneladas e autonomia superior a 230 quilómetros. Estes veículos estão vocacionados para a distribuição de última milha.
A oferta de camiões elétricos de 7,5 toneladas foi reforçada no mercado nacional com a chegada da JAC Motors Ibérica, que iniciou atividade no nosso país como importador oficial exclusivo do veterano fabricante chinês de pesados elétricos.
O primeiro produto da JAC Motors a ser comercializado no mercado nacional é o iJAC 7.5T, que se destina a operações de última milha, permitindo melhorar a eficiência, sustentabilidade e rendibilidade das frotas.
Com autonomia superior a 230 quilómetros, o chassis do iJAC 7.5T está preparado para receber todos os tipos de carroçaria, desde esde simples caixas de carga geral, camiões basculantes ou transporte de garrafas até gruas, caixas refrigeradas, compactadoras ou veículos blindados.
Detida pelo Volkswagen Group
Fundada na China na década de 1960, a JAC Motors é detida pelo Volkswagen Group, que em 2017 adquiriu 50% do capital e aumentou o seu investimento na divisão de veículos elétricos para 75% em 2021).
Apesar de produzir uma gama completa de veículos, desde ligeiros de passageiros a pesados de mercadorias, a JAC é especializada em veículos comerciais e é pioneira em camiões elétricos, nos quais trabalha há 20 anos.
LEIA TAMBÉM
Emissões. UE já pode fiscalizar e proibir circulação de veículos poluentes
Numa aposta estratégica focada na eletrificação e na tecnologia, a JAC Motors Iberia iniciou a sua operação em Espanha em meados de 2022, tendo obtido uma receção surpreendente entre os operadores do setor.
"Temos orgulho de informar que a JAC Motors, a partir de novembro de 2023, ganhou destaque no mercado espanhol, classificando-se como o terceiro fabricante em matrículas de camiões elétricos com uma quota de mercado de 10%", afirma Marc Oliva, CEO da JAC. Motores Ibéria.
Prémios de sustentabilidade
Entre os clientes da JAC Motors encontram-se importantes municípios, operadores multinacionais e pequenas e médias empresas de entrega. Empresas como a Nike, Makro, Mahou, Danone, Aquaservice e município de Barcelona já adotaram os camiões elétricos JAC nas suas operações diárias.
Será de referir que a JAC Motors foi nomeada para o prémio de "Camião do Ano 2024" e "Camião Ecológico do Ano 2024" pelo Ministério dos Transportes Espanhol, reconhecendo assim a inovação e sustentabilidade dos seus veículos.
Já disponível em Portugal
"Muitos ainda não saberão que já está disponível em Portugal um camião com estas características. Mas a circulação de veículos poluentes está a ser suprimida das cidades e nós já temos uma solução disponível", afirma Luis Pereira, Country Manager da JAC em Portugal.
Segundo cálculos da JAC Motors Iberia, um camião iJAC 7.5T pode evitar a emissão de aproximadamente 20 toneladas de dióxido de carbono por ano em comparação com um congénere térmico.
Por esse motivo, a marca considera que dispõe de uma solução indiscutível para colocar a viabilidade económica e a sustentabilidade no centro da mobilidade urbana, além de bem cumprir a sua visão de tornar as nossas cidades em locais mais seguros, silenciosos e saudáveis.
A chegada da JAC Motors ao mercado constitui uma mudança de paradigma para o setor, já que disponibiliza um camião elétrico significativamente mais barato que qualquer outro com características ou valências semelhantes. Por outro lado, os prazos de entrega são imbatíveis, de cerca de três meses.
Outra vantagem consiste numa redução até 50% nas manutenções, avarias e incidentes em comparação com equivalentes diesel, o que tem um impacto direto no TCO (Total Cost of Ownership - Custo total de aquisição e operação do veículo).