O primeiro automóvel elétrico da JAC Motors equipado com bateria de iões de sódio já saiu da linha de montagem e as primeiras unidades do Yiwei EV vão ser entregues em janeiro. A bateria de 25 kWh de capacidade permite percorrer até 252 quilómetros.
Fabricante chinês detido em 75% pela Volkswagen, a JAC Motors revelou o primeiro automóvel elétrico equipado com baterias de iões de sódio e que será comercializado sob a nova marca Yiwei.
Apesar da bateria de iões de sódio ter uma menor densidade energética do que a de iões de lítio, o seu custo é inferior, enquanto os materiais para a sua produção são mais abundantes. Além disso, o comportamento sob baixas temperaturas é superior.
Segundo o CarNewsChina, o primeiro JAC Yiwei EV já saiu da linha de montagem e as primeiras unidades irão começar a ser entregues em janeiro de 2024.
A Yiwei é uma marca nova criada pela JAC Motors em 2023. A Volkswagen detém uma participação de 75% da JAC Motors e possui 50% do capital da empresa-mãe, a Anhui Jianghuai Automobile Group Holdings (JAG). O Estado chinês detém os restantes 50% da JAG, sendo esta uma das mais estranhas associações na indústria automóvel.
Baterias modulares
O Yiwei EV é uma versão com outra marca do Sehol EX10X, apresentado em 2023. O CarNewsChina refere que o Sehol tem uma autonomia anunciada de 252 quilómetros, extraída de uma bateria com 25 kWh de capacidade e 120 Wh de densidade energética.
Quando a JAC revelou a marca Yiwei em maio adiantou que iria deixar cair a insígnia Sehol, acrescentando que todos os modelos iriam ser rebatizados como JAC ou Yiwei.
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Alegadamente, o novo Yiwei EV vai usar células de iões de sódio na bateria HiNA. A JAC monta as baterias seguindo uma construção modular UE (Unitized Encapsultaion) com estrutura em favo de mel, que é semelhante à CTP (cell-to-pack) da CATL e à Blade da BYD. Aquela configuração pode garantir uma melhor estabilidade e rendimento.