A ElectroMobility Poland apresentou os dois primeiros protótipos de uma nova marca de automóveis da Polónia, a Izera. Os primeiros modelos elétricos deverão começar a ser produzidos em 2023.
Desde o desaparecimento da FSO em 2011 que a Polónia deixou de ter uma marca própria de automóveis, apesar de ser uma dos maiores produtores europeus de veículos.
Com o objetivo de alterar este panorama, quatro empresas do setor da energia constituíram a joint-venture ElectroMobility Poland, apoiada pelo Governo daquele país.
Aquele consórcio criou a marca automóvel Izera, designação baseada na serra Izera, localizada no sudoeste da Polónia.
Entretanto, a ElectroMobility Poland já revelou os dois primeiros protótipos de veículos elétricos da Izera, um SUV e um hatchback, com os nomes de código Z100 e T100, respetivamente.
Produção prevista para 2023
A ElectroMobility Poland pretende iniciar a produção em 2023, tornando realidade a ideia de um veículo elétrico polaco. O modelo de produção terá as caraterísticas principais dos protótipos apresentados, mas deverá conhecer algumas alterações.
Em termos de desempenho, a ElectroMobility Poland anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de oito segundos para o Z100 e o T100 e uma autonomia até 400 quilómetros.
A bateria do Izera será proposta em dois níveis de capacidade, podendo o carregamento ser efetuado em power wall domésticos ou em estações rápidas.
LEIA TAMBÉM
Veículos elétricos. Vendas em 2030 serão um terço do total
Os detalhes acerca da arquitetura do veículo são escassos, sabendo-se que a ElectroMobility Poland está em negociações para adquirir uma plataforma aos alemães da EDAG Engineering.
O Izera irá ser dotado com as mais avançadas tecnologias, incluindo um app dedicada para smartphone, iluminação LED, ecrã tátil de alta resolução, controlo eletrónico de estabilidade, alerta de colisão frontal, deteção de ângulo morto, reconhecimento de sinais de trânsito, entre outras.
Por sua vez, o estilo dos veículos resultou de uma parceria com os italianos da Torino Design, que procuraram criar automóveis espaçosos, uma vez que a Izera se quer posicionar como uma marca familiar.
Os dois primeiros modelos da Izera não serão produtos de luxo, uma vez que a ElectroMobility Poland pretende produzir veículos acessíveis para os polacos. As ambições, porém, não se limitam à Polónia, pois a marca também quer vender veículos elétricos noutros países europeus.