A Iveco Portugal entregou 290 autocarros à TST numa cerimónia realizada em Setúbal, naquele que é o maior investimento de sempre do operador em renovação de frota. A empresa garante que está tudo preparado para o arranque da operação no próximo dia 1 de julho.
A aquisição de 290 autocarros Iveco é o maior investimento de sempre da TST - Transportes Sul do Tejo em renovação de frota, afirmou Paulo Pires, presidente do Conselho de Administração da TST - Arriva, na cerimónia de apresentação dos novos "amarelos" que irão ser operados, a partir de 1 de julho, nas linhas do Lote 3 da Carris Metropolitana.
Com a substituição da esmagadora maioria dos 339 autocarros da frota da TST, a idade média vai diminuir dos atuais 18 anos para alguns meses. "Vamos ficar com apenas 49 autocarros mais recentes da frota atual, que até já estão pintados de amarelo e já estão a circular na rotas. Só falta aplicar o logo 'Carris Metropolitana", refere o administrador da TST.
As 290 viaturas englobadas neste contrato incluem 194 unidades do modelo Crossway LE 12M City Diesel Euro 6 STEP E, mais 25 unidades Crossway LE Line 12M Diesel Euro 6 STEP E, 17 Crossway LE 12M City CNG e 54 Daily 7.2 210 cv Minibus Diesel, com chassis Iveco 70C21 A8 CCP Euro 6 STEP E com carroçaria CaetanoBus.
Início de uma revolução
"Para a TST, esta é cerimónia de entrega dos autocarros é um acto simbólico porque muitas delas já estão a circular e a ser preparadas para o arranque da operação, no início de julho", afirma Paulo Pires.
"É o início de uma grande revolução e transformação no setor público de transporte de passageiros em Portugal. Orgulhamo-nos de fazer parte desse processo e dessa grande transformação que vai decorrer em Portugal, sublinha.
LEIA TAMBÉM
Conheça os novos autocarros "amarelos" da Iveco em Portugal
"Vamos arrancar com um serviço de qualidade e muito acima do que era habitual nesta área. Isto só foi possível porque agora existe um contrato de sete anos que vai ser uma maratona e não um "sprint". Não julguem os primeiros dez segundos. O que interessa é fazer um excelente serviço durante sete anos. Esse é o compromisso da TST. Fazer um excelente serviço durante estes anos", garante o administrador da TST.
Melhor solução da Iveco
Os autocarros Iveco foram escolhidos pela TST na sequência de um concurso internacional que contou com a participação de várias marcas que apresentaram as suas propostas.
"Em função da qualidade dos autocarros, dos prazos de entrega e da relação que temos com este fornecedor através da Arriva, a TST considerou que esta era a melhor solução", explica Paulo Pires, adiantando que 17 das unidades adquiridas são a gás natural comprimido (GNC), bastante mais "amigos" do ambiente. Os restantes são Euro 6, mas que já cumprem a mais recente e exigente norma STEP E.
Do ponto de vista tecnológico, os novos autocarros Iveco da TST são bastante evoluídos e já estão dotados com Wi-Fi a bordo e sistemas de carregamento de telemóvel, de informação ao passageiro e totalmente adaptados ao transporte de passageiros de mobilidade reduzida.
Mas a empresa quer ir mais além. "Vamos instalar mais tecnologia a bordo dos autocarros para garantir que se saiba o que pode acontecer em termos de manutenção enquanto estão em andamento", diz Paulo Pires.
"Antigamente dizia-se que era necessário que viessem à máquina. Agora esta vai dentro do autocarro. Com as aplicações informáticas e o sistema Wi-Fi conseguimos aceder a toda a informação. Isto é quase um Fórmula 1. Conseguimos ver nas boxes o que está a acontecer no terreno e começar a tomar ações para garantir que há o mínimo de disrupção possível no serviço público que ser prestado" salienta o administrador da TST.
Aumento da procura
Os novos autocarros destinam-se a satisfazer uma procura mensal de 2,9 milhões de passageiros, que tem tendência para crescer devido, entre outros fatores, ao aumento do preço dos combustíveis.
"Estamos a sentir um crescimento muito significativo da procura desde janeiro", afirma Paulo Pires, administrador da TST. "Em comparação com o período pré-COVID entre abril de 2022 e abril de 2019 estamos apenas oito por cento abaixo daquilo que foi aquele período áureo no arranque dos passe Navegante a 40 euros", refere o responsável.
"O crescimento tem vindo a sentir-se todos os meses. Acreditamos que com a entrada em funcionamento da Carris Metropolitana e com os novos autocarros mais confortáveis - dotados de Wi-Fi a bordo e sistemas de carregamento de telemóvel - vamos ter mais passageiros", salienta.
Reconhecimento do produto
Para a Iveco Portugal, este contrato com a TST representa um reconhecimento às características de qualidade, fiabilidade, durabilidade e excelência dos modelos das marcas Iveco Bus e Iveco.
"É com imenso orgulho que somos o parceiro de excelência da TST neste projeto de enorme envergadura e que envolve a quase total reformulação da gama de autocarros deste operador, passando a incluir, na sua quase totalidade, um volume de 290 viaturas, das nossas duas marcas, através dos modelos de autocarros Crossway, com motores diesel e a gás natural comprimido, e dos minibus Daily com motores diesel, produto direcionado para zonas com maiores condicionamentos de acesso em termos de dimensões ou manobrabilidade", refere Sandra Resende, diretora da marca Iveco em Portugal.
Por sua vez, Fabrizio Toscano, diretor ibérico da Iveco Bus, acrescenta que Portugal é um "país importante" para a marca. "Sentimos honrados por a TST ter escolhido o modelo Crossway, que é produzido na maior fábrica de autocarros da Europa e, como é bem conhecido, é o líder indiscutível na Europa com mais de 50% da quota de mercado Intercity. Estamos certos de que a TST fez a escolha certa e todos os cidadãos dos concelhos abrangidos ficarão muito satisfeitos com o serviço prestado".
Arranque faseado
O arranque do serviço Carris Metropolitana será feito de forma faseada, com as novas linhas a entrarem em funcionamento a partir do dia 1 de julho e ao longo dos próximos meses, logo que os 170 Motoristas que a TST tem em processo de formação se encontrem aptos a integrar as suas funções.
O serviço que terá início a 1 de julho de 2022 será diferente do oferecido atualmente, com uma rede desenhada pela TML e pelas três autarquias envolvidas (Almada, Seixal e Sesimbra). As linhas da TST vão ter a numeração começada por 3.
Haverá mais circulações do que as atuais, bem como novas linhas, a implementar gradualmente à medida que os Motoristas concluam a sua formação, bem como alterações de rede, que a TST irá comunicar, permitindo, assim, que todos os Passageiros possam planear as suas viagens, com toda a informação disponível e sem disrupção.