Iveco T-Way. Nascido para aplicações em fora de estrada

Projetado e desenvolvido para exigentes aplicações em fora de estrada, o novo Iveco T-Way vem substituir o modelo Trakker.

Projetado e desenvolvido para exigentes aplicações em fora de estrada, o novo Iveco T-Way vem substituir o modelo Trakker e completa a renovação da gama pesada Iveco Way, que passou a ser uma das mais avançadas do mercado.

A tradição da Iveco no universo dos camiões de estaleiro projetados para operações em fora de estrada remonta à década de '70 do século passado quando foram lançados os modelos Fiat / OM 300 PC. A gama foi renovada na década seguinte com as várias versões do Fiat / Iveco 330. Em 1993 surgiu o Iveco Eurotrakker, que seria substituído em 2004 pelo Iveco Trakker.

Cada nova geração de camiões de estaleiro e fora de estrada beneficiou da experiência obtida com os seus antecessores, antecipando as necessidades de um mundo em rápida mudança. 

O novo Iveco T-Way mantém-se fiel à tradição de robustez e fiabilidade no segmento de camiões de estaleiro e obras públicas, mas passa a oferecer as mais recentes soluções tecnológicas para satisfazer as exigências do mercado em termos de produtividade, capacidade de carga, segurança e conforto para o motorista.

Para sublinhar as capacidades do T-Way, a Iveco não hesitou em criar uma assinatura expressiva: "T for Tough!"

O chassis do novo Iveco T-Way é construído em aço de alta resistência com uma estrutura de 10 mm de espessura. O eixo dianteiro, por sua vez, oferece uma capacidade máxima de nove toneladas, enquanto o traseiro dispõe de um redutor de série, destinado a maximizar a robustez e as prestações.

O novo sistema de suspensão traseira para eixos 'tandem' otimiza o peso do camião e melhora o desempenho em fora de estrada, com uma maior distância ao solo e um melhor ângulo de saída. 

Motorizações até 510 cv

No capítulo mecânico, o Iveco T-Way é proposto com o motores Cursor de 13 litros e nove litros, que oferecem potências até 510 cv (mais 10 cv do que no Trakker). Estes propulsores podem ser associados à caixa automatizada Hi-Tronix de 12 e 16 velocidades, que conta com novas funcionalidades destinadas a utilização em fora de estrada. Entre estas incluem-se a função Hill Holder, para ajudar no arranque em subidas íngremes, ou o Modo Rocking, para ajudar a recuperar em superfícies escorregadias. Igualmente novo é o Modo Creep, para velocidades ultrabaixas, ao ralenta.

Para circulação em estrada está disponível o sistema Iveco Hi-Cruise que se destina a aumentar a eficiência da transmissão, incluindo passagens de caixa preditivas, cruise control preditivo e uma função Eco-roll, que recorre à inércia do veículo em descidas.

O Iveco T-Way, que já está em comercialização no mercado europeu, é proposto em versões rígidas e articuladas, e oferece uma das mais amplas opções de transmissões do mercado: tracção parcial em modelos rígidos e articulados 6x4 e rígidos 8x4; tração integral em modelos 4x4 e 6x6, rígidos e articulados, e rígidos 8x8. 

LEIA TAMBÉM
Iveco lança portal Iveco On com app associada

A linha de tração integral (All-Wheel Drive) foi reforçada com novas distâncias entre-eixos com 4,0 metros, 4,2 metros e 4,5 metros, permitindo transportar cargas especiais sem modificações no chassis.

A nova arquitetura elétrica e eletrónica Hi-Mux é totalmente compatível com os sistemas de controlo de última geração. A nova linha de tomadas de força (PTO) inclui uma nova versão do tipo sandwich, de elevado desempenho e um binário até 2300 Nm.