Toda a gama da Iveco foi sujeita a um processo de renovação num investimento de mil milhões de euros, tendo sido revelada em Barcelona. Entre as principais novidades destaque para o lançamento do camião elétrico Iveco S-eWay, da primeira atualização técnica do eDaily e para a introdução de um novo motor a gás natural no Eurocargo.
Fruto de um investimento de mil milhões de euros, a Iveco renovou toda a sua gama de produto, que se estende desde as gamas ligeira (Daily), passando pela média (Eurocargo) e até àpesada (S-Way e X-Way).
O novo capítulo na história da marca é o resultado de uma estratégia ambiciosa e da aposta em quatro pilares estratégicos: produtividade do negócio, experiência de condução, sustentabilidade e conectividade.
A principal fatia do investimento foi canalizada para pesquisa e desenvolvimento na gama para 2024 em áreas como a redução das emissões de dióxido de carbono e eficiência energética dos motores de combustão interna, assim como no lançamento de um portefólio de veículos elétricos.
Novo XCursor 13
No domínio da combustão, a Iveco introduziu um novo motor multienergias desenvolvido pela FPT Industrial, denominado XCursor 13, que estará preparado para funcionar com gasóleo, gás natural veicular e hidrogénio. Além da tecnologia da célula de combustível, a marca italiana também está a trabalhar em motores de combustão a hidrogénio porque acredita que é uma solução de transição energética para aquelas situações em que a tecnologia da bateria de tração não é viável em termos operacionais, designadamente no longo curso.
O novo motor XCursor 13, que vem substituir os Cursor 13 e 11, vai ser estreado pelo S-Way e permitirá uma redução de até 10% no consumo de gasóleo ou gás natural. Se for utilizado biogas poderá eliminar totalmente as emissões numa base do poço a roda.
A Iveco está a apostar igualmente no desenvolvimentos de veículos elétricos a bateria. O eDaily, apresentado no ano passado, conheceu uma nova evolução e vai passar a estar disponível numa versão que oferece até 400 quilómetros de autonomia em ciclo WLTP urbano, bem como a possibilidade de recuperação de 100 quilómetros de autonomia em 20 minutos num carregamento rápido.
Primeiro elétrico é o S-eWay
A Iveco tinha anunciado o lançamento do seu próprio camião elétrico, o que se veio a concretizar com a revelação do S-eWay elétrico. A marca italiana sublinha que este modelo conta com um software desenvolvido internamente. A sua autonomia de 500 quilómetros vocaciona este veículo para aplicações como distribuição pesada ou transporte regional . A bateria pode recuperar até 80% da capacidade em 90 minutos num posto rápido de 350 kW.
O Eurocargo, por sua vez, vai passar a estar disponível com um novo motor a gás natural de sete litros, denominado Tector 7.
A conectividade tem sido igualmente uma das apostas fortes da Iveco e na nova gama passa a ser de série em todos os modelos, permitindo a disponibilização de soluções de monitorização dos veículos em tempo real e de gestão de frotas.
A Iveco oferece um vasto portefólio de serviços telemáticos, baseados em algoritmos de Inteligância Artificial - como funcionalidades preditivas, otimização de rotas. avaliação do estilo de condução - que se destinam a melhorar a produtividade e a rendibilidade dos negócios dos clientes. Segundo a marca de Turim, estes novos serviços podem melhorar a eficiência do veículo em 4%.
Atualmente, mais de 100 mil veículos Iveco estão conectados e a ambição é chegar a meio milhão até 2030.
Iveco anuncia parceria com Metallica
Por ocasião do evento em Barcelona, a Iveco anunciou o estabelecimento de uma parceria com a banda rock Metallica, que se vai traduzir no fornecimento de camiões e miniautocarros para apoiar a digressão europeia, transportando a banda e o seu equipamento para os locais dos concertos agendados para Munique, Helsínquia, Copenhaga, Varsóvia e Madrid.
A parceria vai ficar assinalada com o lançamento de uma série especial Metallica Special Edition do Iveco S-Way a gás natural, que se distingue por uma pintura especificamente concebida, com as cores do álbum "72 Seasons" da banda.
A carroçaria em preto mate é realçada por um acabamento em amarelo vivo na secção lateral da cabina, enquanto a grelha dianteira ostenta o icónico logótipo dos Metallica em tom escovado. Os miniautocarros eDaily e Daily Natural Gas, também com a decoração Special Edition Metallica, irão prestar serviços de transporte à equipa da banda durante os concertos. Estes veículos ambientais irão contribuir para o objetivo dos Metallica de reduzir a sua pegada de carbono a cada concerto, gerando uma experiência de espetáculo sustentável.