Reforços tecnológicos. Iveco atualiza gamas Daily e S-Way

A Iveco renovou as gamas Daily e S-Way, que passam a ser propostos, em opção, com novos serviços digitais Iveco Driver Pal, baseados...

A Iveco renovou as gamas Daily e S-Way, que passam a ser propostos, em opção, com novos serviços digitais Iveco Driver Pal, baseados no serviço de voz Alexa da Amazon.

A Iveco renovou as suas gamas Daily e S-Way que passam a disponibilizar novos serviços digitais para motoristas, baseados nos Amazon Web Services. A colaboração com a tecnológica norte-americana permitiu a criação da nova funcionalidade Iveco Driver Pal, que utiliza o serviço de voz Alexa da Amazon, baseado na cloud, para melhorar a experiência do motorista.

O Iveco Driver Pal foi criado para ajudar o motorista a otimizar o seu percurso e paragens, adaptando-se a todos os eventos pelo caminho, apoiando-se na informação em tempo real da comunidade de motoristas Iveco, nos serviços de apoio Iveco e na Internet. Esta funcionalidade permite ao motorista realizar tarefas secundárias, mantendo as mãos no volante e os olhos na estrada.

Através de comandos de voz, os motoristas podem executar todo o tipo de tarefas, incluindo a gestão do calendário, aceder a outros dispositivos habilitados para o Alexa, assim como ouvir música ou podcasts, ver notícias, informações meteorológicos e de trânsito ou mesmo aceder aos dispositivos de domótica habilitados para o Alexa.

MYIVECO e MYCOMMUNITY

O Iveco Driver Pal estreia dois serviços: MYIVECO e MYCOMMUNITY. No primeiro caso, a funcionalidade possibilita a utilização dos comandos vocais para o motorista gerir a sua viagem e planear a sua rota.

A função MYIVECO também permite aos motoristas fazer uma lista de verificação do veículo antes da sua viagem, recebendo informação acerca da manutenção e estado de saúde dos principais componentes do seu veículo, tais como pneus, baterias, filtros, embraiagem e pastilhas dos travões. 

Os motoristas podem aceder a informações sobre a eficiência dos consumos do camião, ver conselhos sobre como melhor os consumos, ou marcar uma paragem para manutenção num concessionário à sua escolha. Se tiverem um problema técnico, os motoristas podem pedir ajuda à Sala de Controlo da Iveco e, se necessário, activar o serviço de Assistência Non-Stop e aceder ao Serviço de Assistência Remota e às actualizações Over-The-Air.

LEIA TAMBÉM
Iveco Daily 35S16A8 V 12 m3: A caminho da condução autónoma

A segunda funcionalidade, MYCOMMUNITY, funciona como um rádio CB digital, permitindo aos utilizadores fazer parte de uma comunidade de motoristas. Podem trocar mensagens de voz com outros motoristas e procurar mensagens ao longo do seu percurso, ou nas zonas próximas ao seu destino, por exemplo.

Os utilizadores também podem partilhar e ouvir informações sobre as condições de trânsito ou filas de espera nos controlos fronteiriços, o que ajudará a evitar atrasos inesperados, ou partilhar conselhos e informações sobre as melhores áreas de estacionamento ou restaurantes, e muitas outras informações úteis. A língua não será um obstáculo, pois a MYCOMMUNITY traduz de e para inglês, alemão, francês, italiano e espanhol. Brevemente, estarão disponíveis mais línguas.

Renovação da Daily

A gama Daily recebeu uma nova atualização, com o objetivo de oferecer aos clientes as mais recentes tecnologias e serviços inteligentes, destacando-se, naturalmente, o já referido Iveco Driver Pal.

A Daily estreia ainda a suspensão pneumática inteligente Air-Pro, que se adapta continuamente às condições de utilização para proporcionar uma condução suave e segura, quer para o motorista, quer para a mercadoria. A unidade exclusiva de Controlo de Amortecimento Contínuo Air-Pro reage quase instantaneamente às irregularidades do piso, calculando a cada 10 milissegundos a pressão ideal em cada amortecedor. As vibrações são reduzidas em 25%, contribuindo para uma experiência de condução 

Os condutores podem dar prioridade ao conforto com a configuração "Soft"; seleccionar "Carga" para optimizar o comportamento e o controlo do rolamento em condições de carga total; ou entregar aos parâmetros auto-adaptativos do sistema a gestão do mesmo, através da configuração "Auto". 

Nesta atualização da Daily, a Iveco estreia uma caixa manual de seis velocidades, que oferece uma maior precisão ao engrenar as mudanças. Esta transmissão também vai permitir reduzir o custo total de propriedade, uma vez que foi possível acoplar o motor de 2,3 litros à mesma embraiagem do bloco de 3,0 litros, melhorando a robustez e a durabilidade.

Na cabina também existem novidades, designadamente ao nível dos bancos que são inteiramente novos com almofadados centrais no assento e nas costas, e encosto de cabeça com espuma de memória, uma estreia entre os veículos comerciais ligeiros.

S-Way também renovado

Dois anos após o seu lançamento, o Iveco S-Way recebe a sua primeira atualização, passando a oferecer tecnologias avançadas e serviços adaptados às necessidades dos clientes.

O Iveco S-Way também irá disponibilizar o Iveco Driver Pal, permitindo ao condutor interagir com com o veículo, os seus sistemas de controlo, a Sala de Controlo Iveco e todas as funções de gestão da frota, utilizando comandos de voz através do Amazon Alexa.

Através do Iveco Driver Pal, o motorista pode aceder ao novo serviço Iveco Top Care, que em caso de acidente ou outro problema com o veículo, alerta a oficina mais próxima, acelerando a resolução do problema. O serviço oferece um pacote inovador de hospitalidade do condutor, caso o veículo não possa voltar à estrada num prazo de seis horas, incluindo transporte e alojamento gratuitos e, se necessário, assistência médica.

No capítulo mecânico, o Iveco S-Way recebe duas novas motorizações Cursor 13 com 490 e 530 cv. 

A eficiência dos motores Cursor 11 e Cursor 13 foi melhorada através do aumento das taxas de compressão e de uma nova estratégia de gestão da combustão. Os motores de 13 litros foram associados a novos eixos traseiros de redução única de elevada eficiência; em opção, estão disponíveis eixos traseiros com relações mais longas, com pneus de perfil standard. Isto permite uma redução substancial da velocidade, o que resulta numa maior eficiência em velocidade de cruzeiro nas rotas de longo curso. 

Para a otimização do consumo de combustível do Iveco S-Way também contribui o novo Eco Mode para o sistema automático de ar condicionado, que elimina a absorção desnecessária de energia, assim como as novas coberturas aerodinâmicas do pilar A, que melhoram ainda mais o fluxo de ar em torno da cabine.