Chega em 2023. Iveco eDaily pode ser equipada com até três baterias

A nova geração da Iveco Daily elétrica, denominada agora eDaily, chega no próximo ano e pode ser equipada com até três baterias...

A nova geração da Iveco Daily elétrica, denominada agora eDaily, chega no próximo ano e pode ser equipada com até três baterias, disponibilizando, nessa configuração, uma autonomia de até 300 quilómetros. A eDaily estará disponível em mais de 200 versões, com pesos brutos das 3,5 às 7,2 toneladas e vários tipos de carroçaria. As missões a desempenhar serão praticamente as mesmas das "irmãs" de combustão.

A Iveco desenvolveu uma nova geração da Daily elétrica que estará disponível em mais de 200 combinações que resultam da combinação de diferentes tipos de carroçaria - furgão, chassis-cabina simples e dupla, chassis.plataforma e mini-autocarros -, distâncias entre-eixos, e rodado traseiro simples ou duplo.

A Iveco sublinha que a nova eDaily está preparada para ser utilizada em todas as áreas de aplicações dos comerciais ligeiros, incluindo operações pesadas e conversões. A marca italiana sublinha que esta é uma proposta única no mercado, onde a procura e a oferta ainda estão focadas nas áreas urbanas.

Iveco eDaily chega em 2023

À semelhança das versões tradicionais, a Iveco eDaily assenta numa estrutura de camião, com travessas e longarinas, uma solução que se carateriza pela robustez, durabilidade e versatilidade. Além disso também permite a instalação das baterias entre o chassis, o que constitui uma vantagem já que este componente fica protegido contra eventuais embates.

A oferta abrangente da eDaily vai compreender os mesmos tipos de carroçarias - furgão de mercadorias, chassis-cabina simples e dupla, chassis-plataforma e mini-autocarro - com rodado traseiro simples ou duplo e várias distâncias entre-eixos.

Baterias modulares

Em função das necessidades operacionais e do peso bruto, a Iveco manteve-se fiel ao seu princípio de sistema modular da bateria, baseada em packs com capacidade de 37 kWh. Assim, estão disponíveis baterias com um, dois ou três packs.

A opção de uma bateria (37 kWh) destina-se a veículos com peso bruto de 3,5 e 4,25 toneladas, oferecendo um alcance de 120 km ou 110 km, respetivamente. O pack de duas baterias (74 kWh) é proposto em todas as variantes de peso bruto e a autonomia varia dos 235 km na de 3,5 toneladas aos 120 km na de 7,2 toneladas. Por sua vez, o pack de três baterias (111 kWh) destina-se às variantes de 4,25 às 7,2 toneladas, permitindo ao veículo percorrer, entre carregamentos, até 300 km ou 180 km, respetivamente.

A tomada de carregamento está localizada na parte frontal. O logotipo da Iveco tem um novo design

A bateria da Iveco eDaily alimenta um motor elétrico que desenvolve uma potência em contínuo de 90 kW (122 cv) e máxima de 140 kW (188 cv), graças à função Hi-Power. Esta permite "extrair" uma potência superior a 100% durante dois minutos, podendo a rotação chegar às 12.000 rpm e o binário máximo aos 400 Nm. A informação é transmitida ao condutor através de indicador visual no potenciómetro.

Três modos de condução

Para ir de encontro aos diferentes tipos de utilizadores ou de operação, a eDaily disponibiliza três modos de condução: Natural (com uma performance otimizada para missões profissionais), Power (dá prioridade à potência) e Eco (vocacionada para a poupança de energia e aumento da autonomia).

Paralelamente, o condutor tem ao seu dispor três níveis de travagem regenerativa: Standard (que replica o travão-motor de um diesel), One Pedal Drive (condução quase apenas com o pedal do acelerador para uma regeneração máxima) e Sailing (quase sem regeneração).

LEIA TAMBÉM
Iveco Group inaugura fábrica ePowertrain em Turim

Para recuperar a capacidade da bateria estão disponíveis várias opções, designadamente em corrente alterna até 22 kW ou em corrente contínua até 80 kW, sendo possível, neste último caso, ganhar autonomia para mais 100 quilómetros em cerca de 30 minutos. A tomada de carregamento está localizada na parte frontal do veículo, na zona da grelha.

Com o objetivo de responder às necessidades de instalação de carroçarias, o chassis da eDaily dispõe de interfaces analógicos e digitais. Por outro lado também estão disponíveis três tipos de tomadas de força elétricas (ePTO), com potências de 2,5 kW ou 15 kW, permitindo o fornecimento de energia a plataformas traseiras elevatórias, a unidades de frio ou mesmo a gruas.

A versão chassis-cabina simples com caixa basculante é uma das 200 disponibilizadas na gama eDaily

A Iveco eDaily chega ao mercado no primeiro trimestre de 2023 e começará por ser introduzida em mercados como a Escandinávia, Alemanha, Reino Unido, França e Países Baixos. Para o terceiro trimestre está previsto o alargamento da comercialização a Itália, Espanha, Portugal, Áustria, Polónia, Bélgica, Luxemburgo e Irlanda.