Iveco E-Way. Primeiro midibus elétrico entregue a Bolonha

O primeiro midibus elétrico da Iveco, E-Way, já foi entregue ao operador de transportes públicos de Bolonha.

O primeiro midibus elétrico da Iveco, E-Way, já foi entregue ao operador de transportes públicos de Bolonha. Com 9,5 metros de comprimento e capacidade para 69 passageiros, este veículo está preparado para ser operado durante todo o dia de serviço. O carregamento demora seis horas e é realizado em período noturno.

A Iveco Bus introduziu uma nova gama de miniautocarros elétricos, E-Way, que complementa a sua oferta de veículos pesados de passageiros com emissões zero.

Com um comprimento de 9,5 metros, uma largura de 2,33 metros e piso baixo, o Iveco E-Way distingue-se pelas dimensões compactas, permitindo a sua operação nas zonas históricas dos centros urbanos, algumas delas com acesso condicionado e ruas estreitas.

O novo minibus elétrico da Iveco oferece uma lotação até 69 passageiros, incluindo 16 sentados, e também dispõe de um espaço específico para passageiros de mobilidade reduzida, assim como uma plataforma manual para acesso daquele tipo de utilizadores.

A estrutura do autocarro é construída em aço inoxidável. A linha motriz elétrica compreende um motor de indução de 160 kW da Siemens e um pack de baterias, com capacidade de 245 kW, instaladas no tecto e na secção traseira.

O autocarro pode ser operado durante todo o dia de serviço, após um carregamento de apenas seis horas, realizado durante a noite na estação de recolha. 

LEIA TAMBÉM
Iveco Bus. Entrega de 145 autocarros à Arriva da República Checa

A primeira de três unidades do Iveco E-Way de 9,5 metros foi entregue à empresa TPER (Transporte de Passageiros Emilia Romagna) de Bolonha pelo concessionário Iveco Bus Maresca & Fiorentino. As outras duas unidades serão fornecidas nos primeiros meses de 2021.

Os novos Iveco E-Way vão ser operados em determinadas carreiras que transporte público que passam pelo centro histórico de Bolonha.  

Dois comprimentos carroçaria

Além desta versão de 9,5 metros de comprimento, o Iveco E-Way também é proposto numa variante com 10,7 metros. 

"Graças à adaptabilidade proporcionada pelas suas dimensões compactas, o novo autocarro elétrico Iveco E-Way será capaz de navegar pelo centro de Bolonha com facilidade, sem emissões ou ruídos, transportando a bordo 69 passageiros, um recorde para a sua categoria", refere Giorgio Zino, Diretor Comercial da Iveco Bus para Itália e Grécia.

"O facto de ter sido escolhida pela TPER, empresa de referência em termos de eficiência, modernidade e inovação, para esta nova carreira de autocarros elétricos, realça o nível de confiança destas empresas nas relações de longa data e bem estabelecidas na região: a TPER, a Iveco Bus e a Maresca e Fiorentino, o nosso concessionário de Emilia Romagna", acrescenta.