Maior modularidade e flexibilidade de armazenamento são as principais novidades introduzidas pela Iveco na gama de autocarros elétricos E-Way, estando o carregamento noturno igualmente disponível para as versões articuladas.
A Iveco revelou os novos desenvolvimento da gama de autocarros elétricos E-Way que se destina a responder às necessidades dos operadores de transportes públicos europeus para a diminuição do impacto ambiental da mobilidade em ambiente urbano.
Desde o lançamento do Iveco E-Way em 2020 que foram entregues cerca de mil unidades em mais de uma dúzia de países europeus, tendo percorrido em conjunto mais de 55 milhões de quilómetros.
Entre as principais novidades do renovado Iveco E-Way destaque para a evolução do armazenamento de energia e do seu conceito modular. Com cinco a nove módulos, consoante a versão, as baterias receberam a mais recente tecnologia NMC, industrializada pela FPT especificamente para a Iveco Bus, cuja capacidade unitária atinge os 69,3 kWh.
Baterias com cinco a nove módulos
Com as novas baterias NMC, a Iveco Bus pode, a partir de agora, proporcionar carregamentos noturnos, para a versão articulada do E-Way. Por seu turno, a capacidade alargada das baterias permitirá uma autonomia máxima de 400 km, em função das condições de operação. As baterias estão distribuídas pelo tejadilho e pelo compartimento traseiro.
E, termos de oferta, os autocarros de 9,5 e 10,7 metros de comprimento recebem um pack constituído por cinco módulos com uma capacidade energética de 346 kWh, sendo complementada, nas versões de 10,7 metros, com um pack de 6 baterias e 416 kWh de capacidade. O carregamento faz-se através de uma tomada Combo 2 CSS.
Os autocarros E-Way de 12 metros de comprimento estão disponíveis com seis modos de carregamento, em função das missões: através de uma tomada Combo 2 CSS (no parque de recolha) ou carregamento de conveniência através de pantógrafo descendente ou ascendente. Uma combinação de cinco a sete packs para uma capacidade total de 346, 416 ou 485 kWh, permitirá otimizar o seu desempenho.
As versões articuladas do E-Way aceitam ambos os carregamentos, via ficha CSS Combo 2 ou com pantógrafo, descendente ou ascendente, e sendo disponibilizados packs de seis e nove módulos, que oferecem capacidades de 416, 485, 554 ou 624 kWh de capacidade.
As versões de 12 e 18 metros de comprimento continuarão a estar disponíveis nas versões BRT (Bus Rapid Service), denominando-se LINIUM.
Novo motor elétrico
A nível da linha motriz também existem novidades com a introdução de um novo motor elétrico Siemens Elfa III com 185 kW de potência máxima (3000 Nm de binário) para as versões de 9,5, 10,7 e 12 metros de comprimento, e de 330 kW (5000 Nm de binário) para a versão articulada de 18 metros, assim como com um novo eixo dianteiro de 8,2 toneladas.
Os renovados autocarros urbanos elétricos da Iveco contam igualmente com novas proteções para as baterias no tejadilho, com um design em mosaico que facilita o seu acesso. Isto resulta na vantagem de uma altura inferior a 3,3 metros.
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Em termos de conforto térmico, a nova geração E-Way também oferece uma bomba de calor de CO2 com um sistema de distribuição de ar melhorado.
As primeiras entregas da nova geração de autocarros E-Way estão previstas para o segundo semestre de 2024, com os modelos de 12 metros de comprimento.