Quatro camiões. Iveco patrocina duas equipas do Dakar 2023

As duas equipas do Dakar 2023 que a Iveco patrocina estão preparadas para a mais demolidora prova de rali-raid do mundo, que se disputa

As duas equipas do Dakar 2023 que a Iveco patrocina estão preparadas para a mais demolidora prova de rali-raid do mundo, que se disputa na Arábia Saudita.

A Iveco é a patrocinadora oficial de duas das equipas que alinham na 45" edição do Rali Dakar, que se disputa, pela quarta vez, na Arábia Saudita, entre os dias 31 de dezembro de 2022 e 15 de janeiro de 2023.

A equipas Boss Machinery Team de Rooy Iveco e Eurol Team de Rooy Iveco vão alinhar com quatro camiões Iveco Powerstar, que serão tripulados por Janus van Kasteren jr, Vick Versteijnen e a dupla pai e filho Martin e Mitchel van den Brink.

A Iveco fornece às equipas os camiões, as mecânicas e as peças sobressalentes. A cadeia cinemática é baseada no motor Iveco Cursor 13, especialmente concebido pela FPT Industrial, que desenvolve uma potência máxima de 1000 cv.

Boss Machinery Team De Rooy

Os quatro camiões receberam as mais recentes atualizações em termos de afinação das suspensões e de sistemas de enchimento de pneus.

A 45ª edição do Dakar conta com 365 veículos em competição e terá uma extensão superior a 8500 quilómetros. Os concorrentes vão enfrentar os mais variados tipos de pisos, começando nas margens do Mar Vermelho e cruzando a linha de chegada em Damman, no lado oposto da Península Arábica.

A organização voltou a aumentar o nível de dificuldade da competição, que irá colocar à prova as capacidades de pilotos e máquinas ao longo de aproximadamente cinco mil quilómetros de setores especiais, que compreendem um prólogo e 14 etapas, incluindo uma incursão de quatro dias no oceano de dunas do chamado "Empty Quarter" e uma etapa maratona, onde os participantes irão competir sem assistência externa. 

Equipas apoiadas pela Iveco

Na edição de 2023 do Dakar, a Eurol Team de Rooy Iveco inscreveu os pilotos Mitchel van den Brink e Martin van den Brink, que vão alinhar com os camiões Iveco Powerstar #511 e #506, respetivamente. 

Mitchel van den Brink fez a sua estreia competitiva com apenas 16 anos, quando se juntou ao seu pai Martin como mecânico/co-piloto no Dakar de 2019, tornando-se no mais jovem participante de sempre neste rali. Nesta edição tem navegador Moises Torrallardona e como mecânico Jarno Van De Pol. 

Eurol Team De Rooy

Lenda do Dakar desde 2009, Martin van den Brink, irá ter como co-piloto Rijk Mouw e como mecânico Erik Kofman. O oitavo classificado no Dakar de 2021 tem como grande objetivo melhorar essa classificação. 

A Boss Machinery Team de Rooy Iveco vai alinhar com Janus van Kasteren jr e Vick Versteijnen, com os camiões Iveco Powerstar #502 e #504, respetivamente.

Janus van Kasteren jr é um piloto de ralis e irá fazer o Dakar pela quarta vez na sua carreira, sendo acompanhado por Marcel Snijders (co-piloto) e Darek Rodewald (mecânico). Pretende capitalizar a experiência acumulada nas anteriores edições da prova, pretendendo fazer melhor do que o 6º lugar alcançado na edição de 2020. 

O holandês Vick Versteijnen teve o seu batismo no Dakar em 2015, faz equipa com o co-piloto Teun Van Dal e o mecânico Andreas Van Der Sande.