Iveco Daily 35S16A8 V 12 m3: A caminho da condução autónoma

Com a introdução da direção elétrica e um avançados sistemas de assistência, o Iveco Daily passou a oferecer condução autónoma de nível 2.

Com a introdução da direção elétrica e de um conjunto de avançados sistemas de assistência, o Iveco Daily passou a oferecer uma condução autónoma de nível 2.

Mais de 40 anos após o lançamento da primeira geração, o Iveco Daily continua a ser o único modelo do seu segmento que se mantém fiel ao princípio da construção de camião com longarinas em "C", solução que permite oferecer uma maior capacidade de carga em comparação os furgões com carroçaria autoportante.

A combinação com outras caraterísticas técnicas apreciadas pelos utilizadores como a disponibilidade de binário a baixos regimes, a posição de condução confortável e a robustez tem permitido a este modelo ser líder no segmento dos 3500 kg no mercado nacional com uma quota de 21%.

Mantendo a plataforma do modelo anterior, a Iveco atualizou a sua gama ligeira Daily não só com o objetivo de cumprir a norma de emissões Euro 6d-TEMP, mas também, para responder às exigências dos clientes ao nível do conforto do condutor, do consumo de combustível e dos sistemas de assistência à condução.

Entre as principais alterações destaque para a introdução de uma nova direção assistida elétrica - mais leve e ligeiramente mais rápida do que a anterior mecânica - que, em combinação com um volante de menores dimensões, permite oferecer uma condução semelhante ao de um automóvel.

Novos sistemas de assistência

Por outro lado, também possibilitou a disponibilização de novos dispositivos de apoio ao condutor como o sistema avançado de travagem de emergência (AEBS), o City Brake Pro, o controlo de velocidade adaptativo com assistente de filas de trânsito (Queue Assist), assistente de manutenção na faixa de rodagem ou o assistente de ventos laterais.

O novo Daily está disponível com uma box de Conectividade que coloca o veículo em contacto direto com a equipa de especialistas da Iveco em Itália, que recebe dados de todos os veículos conectados, monitorizando-os constantemente.

Proposto no Pack Delivery Plus, o sistema permite serviços como o diagnóstico remoto, a atualização remota do software sem necessidade de deslocação a uma oficina ou preditivo.

A box de conectividade possibilita o acesso ao portal online MyDaily para monitorizar o estado do veículo e o comportamento do motorista, podendo também ser usado pelos gestores de frotas para analisarem os dados do veículo.

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O serviço assegura igualmente o envio regular de dados automáticos sobre o desempenho e o consumo de combustível. A box de conectividade é gratuita em associação com um contrato de manutenção e o valor mensal do mesmo pode ser revisto ao fim de um ano em função da missão real efetuada pelo veículo.

Quase tudo opcional

Entre as mais de oito mil versões disponibilizadas de fábrica, uma das propostas da gama Daily consiste no furgão de mercadorias de chassis médio e teto alto, com um comprimento exterior de 6,08 metros, uma largura de 2,01 metros, uma altura de 2,64 metros e uma distância entre-eixos de 3,52 metros.

Iveco Daily Van 35S16

A generosas dimensões exteriores também têm um reflexo natural no compartimento de carga que disponibiliza um volume útil de 12,0 m3, graças à combinação de um comprimento interno de 3,45 metros, uma largura de 1,74 metros (1,31 metros entre as cavas das rodas) e uma altura de 1,90 metros. Como o Daily tem tração traseira, a altura ao solo é de 67 centímetros.

Para proteção do compartimento de carga estão disponíveis revestimentos laterais e do piso com uma estrutura em favo de mel, resistente à humidade. A zona de carga recebe iluminação LED.

A acessibilidade é assegurada por portas traseiras de batente com abertura até 270º e por uma porta lateral deslizante com uma largura de 1,26 metros e uma altura de 1,80 metros.

Ambiente premium

Passando ao habitáculo, este foi desenhado para proporcionar uma experiência de condução semelhante à de um ligeiro de passageiros. Os materiais utilizados no tablier são agradáveis à vista e transmitem uma sensação premium.

O painel de instrumentos com ecrã a cores fornece uma interface intuitiva que permite aceder em tempo real às principais configurações. A posição de condução elevada e os generosos espelhos exteriores de campo duplo asseguram uma excelente visibilidade para o exterior, apesar dos seis metros de comprimento da unidade ensaiada.

Para apoiar as manobras de estacionamento, o condutor pode contar com sensores de estacionamento traseiros, em opção, assim como a câmara traseira que integra o sistema de infoentretenimento Hi-Connect, com ecrã de sete polegadas, rádio, avaliação do estilo de condução e sistema de navegação TomTom para ligeiros e pesados.

Pack Business Exclusive

O equipamento base não é particularmente generoso, pouco mais oferecendo do que o fecho centralizado com comando, os vidros elétricos, o airbag do condutor ou direção assistida elétrica com City Mode.

Para garantir um maior conforto está disponível, em opção, o Pack Business Exclusive que já inclui um banco do condutor com suspensão de molas, regulação em altura, ajuste lombar e apoio de braços ou o banco duplo do passageiro com mesa rebatível.

Neste caso, o ar condicionado automático também integra esta dotação, assim o volante em pele, o tablier em três tons, o suporte para tablet / smartphone e porta USB, o compartimento de prateleira superior, os espelhos retrovisores exteriores e aquecidos, o limitador de velocidade regulável.

Drive Assist

O Daily também pode receber uma caixa automática de oito velocidades, de origem ZF, que já representa cerca de 20% das vendas.

Esta solução está associada ao Pack Hi-Drive, opcional, que também inclui os sensores de luzes e chuva, o assistente de máximos, sistema de travagem de emergência com City Brake, o travão de estacionamento elétrico, o programa eletrónico de estabilidade e assistente de ventos laterais, o aviso de saída de rodagem e assistência de manutenção da faixa de rodagem, o Cruise control adaptativo e o assistente de filas (Queue Assist).

A combinação da direção assistida elétrica com aquelas tecnologias permite a disponibilização de um sistema de condução autónoma de nível 2, que obriga o utilizador a manter sempre as mãos no volante.

Um dos sistemas estreados no Daily é o Cruise control adaptivo, que ajuda a manter uma distância de segurança para o veículo da frente. Com recurso a botões no volante multifunções é possível definir a velocidade e a distância mínima para o veículo da frente.

Se aquele ficar mais lento, o sistema reage e reduz autonomamente a velocidade para manter a distância até o outro veículo se afastar ou acelerar. O sistema exige alguma habituação, mas funciona. Primeiro estranha-se, depois entranha-se!

Assistente de filas de trânsito

Com base no Cruise Control Adaptativo, o engenheiros da Iveco desenvolveram o sistema de assistência de filas de trânsito, acionado por um botão localizado na alavanca do lado direito da coluna da direção, que permite definir a distância de segurança para a viatura da frente, parando quando esse veículo se imobiliza.

Quando voltar a avançar, um ligeiro toque no acelerador irá colocar o Daily em movimento. Esta solução só se tornou possível, graças ao sistema avançado de travagem de emergência, que previne colisões a velocidades inferiores a 50 km/h e em tráfego urbano o City Brake Pro ajuda a evitar a colisões a velocidades tão baixas como 5 km/h.

Todos os sistemas do Drive Assist dispõem de três configurações que podem ser selecionadas pelo condutor no menu principal, recorrendo a um botão no botão multifunções.

Motor diesel de 156 cv

No capítulo mecânico, a unidade ensaiada contava com uma versão do motor diesel de 2,3 litros com Start& Stop, que representa a maioria das vendas nos furgões, que oferece uma potência máxima de 156 cv às 3800 rpm e um binário máximo de 380 Nm às 1500 rpm.

A associação a uma caixa automáticas de oito velocidades, com modos Eco e Power, permite tirar o melhor partido da capacidade do motor, oferecendo acelerações e recuperações interessantes para um veículo que pesa em vazio 2250 kg.

O consumo de combustível durante o ensaio foi de 9,7 l/100 km, um valor não muito superior aos 9,2 l/100 km em ciclo WLTP anunciados pela marca para esta versão.

Referência ainda para o raio de viragem entre passeios de apenas 12 metros, uma vantagem assegurada pela tração traseira.

Condução autónoma de nível 2

No que se refere ao preço, o Daily 35S16 Van de 12 m3 é proposto a partir de 42.090 euros, podendo atingir os 51.874 euros no caso da unidade ensaiada que conta com um equipamento completo e sistemas avançados de assistência que já permitem oferecer uma condução autónoma de nível 2.

O Daily é o primeiro comercial ligeiro a disponibilizar este tipo de solução, que possibilita a redução de riscos de acidentes em autoestradas e no tráfego urbano.

As restantes caraterísticas técnicas, designadamente a capacidade e o volume útil de carga, permaneceram inalteradas, enquanto a perceção de qualidade na cabina evoluiu bastante.

Ficha técnica

Preço42.090 € (51.874€ unidade ensaiada
Motor4 CIL; 2287 CC; 156 CV; 3600 RPM
TransmissãoTraseira; 8 Vel; Auto
Peso2373 kg
Comp./Larg./Alt.6,09/2,01/2,64 MM
Consumo9,2 (9,7*) L/100 km
Emissões242 G/KM
IUC181,25 euros

Equipamento

Alternador de 220A com Smart Charging, fecho centralizado com comando, vidros elétricos, ESP, airbag condutor, revestimento parede traseira da cabina, direção assistida elétrica com City Mode.

Ensaio publicado originalmente na Turbo Comerciais 37 – fevereiro de 2020