Iveco. Consultores especializados analisam custos de utilização

A equipa de análise de custos de utilização da Iveco acompanha o desempenho do veículo através do sistema de telemática e fornece relatórios regulares.

A equipa de análise de custos de utilização da Iveco acompanha o desempenho do veículo através do sistema de telemática e fornece relatórios regulares ao cliente para ajudarem a gestão da frota.

A Iveco reuniu uma equipa de consultores especializados para ajudarem as empresas a controlarem os custos de utilização dos veículos e a reduzirem as despesas com cada viatura.

Assim, cada unidade Iveco é monitorizada remotamente através do sistema de telemática pela equipa de TCO da Iveco, sendo efetuada uma análise do comportamento, das atividades realizadas e do estilo de condução graças ao DSE (Driving Style Evaluation).

A equipa de TCO da Iveco também oferece conselhos para melhoria da condução e redução do consumo de combustível e envia relatórios detalhados e personalizados sobre o comportamento o da frota.

De acordo com estudos especializados, o consumo de combustível de um veículo pesado representa entre 35% e 40% do custo total de utilização anual.

Com recurso à consultadoria de consumo e à conectividade dos veículos, este custo variável pode ser reduzido, sendo recolhidas informações relevantes para o efeito: alerta de pressão dos pneus; estimativa total da economia de combustível da frota; impacto do motorista no consumo (DSE, ralenti, Cruise control); alerta de mau funcionamento do veículo ou análise do consumo em cada troca de reboque; dados de condução segura de cada motorista.

Menu principal da aplicação

A Iveco disponibiliza ainda uma ferramenta de cálculo do TCO no seu site para que cada utilizador possa conhecer o custo anual de cada veículo ou encontrar o modelo mais adequado para as suas necessidades. Inclui ainda todos os elementos relacionados com esse modelo, desde a compra até ao fim da sua vida.

A caixa telemática dos novos veículos Iveco permite uma conectividade permanente e a recolha de dados pelos servidores do Control Room da marca italiana. A disponibilização dessa informação possibilita a deteção de possíveis avarias no veículo de forma preventiva.

Caso seja detetada alguma anomalia, o Control Room da Iveco entra em contacto com o cliente para evitar paragens na estrada, com os custos daí decorrentes, assim como o agendamento das visitas a uma oficina autorizada da marca.

Aplicação de gestão de frotas

A introdução da caixa telemática nos veículos da Iveco permitiu a disponibilização de novos serviços de gestão de frotas, assim como de uma aplicação específica, denominada MyIveco Way Solutions.

Esta solução permite a localização do veículo, a sua monitorização em tempo real, o acompanhamento da rota e a gestão do consumo de combustível. A aplicação possibilita igualmente o contacto entre o cliente e o motorista, assim como a descarga remota das informações do tacógrafo.

LEIA TAMBÉM
Sede da Iveco dispõe de estação de gás natural

Além disso, a Iveco também lançou uma aplicação, disponível nas lojas Google Play e APP Store. A nova aplicação Iveco Easy Way App permite aos motoristas fazerem parte do desenvolvimento do seu próprio veículo.

Entre as funcionalidades destacam-se a opção de solicitar um diagnóstico remoto, bem como permitir que as oficinas autorizadas da Iveco possam definir horários ou atualizações de forma remota sem ter de interromper a viagem. Isto possibilita uma redução no número de paragens não previstas.

A aplicação Iveco Easy Way App oferece ao condutor um controlo total sobre os elementos da cabina do seus Iveco S-Way, desde abertura e fecho de portas, controlo de abertura e fecho de janelas, até aos acessórios multimédia, programação de luzes da cabina e ainda do sistema de ar condicionado.