A Iveco vai produzir e comercializar os seus camiões elétricos a bateria (BEV) e a pilha de combustível (FCEV) sob a sua marca, utilizando a plataforma do Iveco S-Way. A autonomia anunciada dos veículos é de 500 km e 800 km, respetivamente.
Na sequência da aquisição da totalidade da joint-venture Nikola Iveco Europe no passado mês de julho, a Iveco anunciou que vai passar a produzir e comercializar os seus veículos pesados elétricos a bateria (BEV) e a pilha de combustível (FCEV) sob a sua própria marca.
Os camiões elétricos e fuel-cell estão equipados com um eixo elétrico desenvolvido e produzido conjuntamente com a FPT Industrial, marca do Iveco Group especializada em grupos propulsores.
Os veículos dispõem de baterias fornecidas pela Proterra e tecnologia de células de combustível e componentes-chave da Bosch. Desenvolvidos de raiz baseiam-se na plataforma do Iveco S-Way, a qual foi especificamente redesenhada de modo a poder suportar ambas as tecnologias de propulsão (célula de combustível e bateria), graças a uma arquitetura modular.
BEV e FCEV
O Iveco HD BEV possui uma bateria total de 738 kWh com uma potência de carregamento até 350 kW, sendo a autonomia de até 500 quilómetros. Esta configuração possibilita operações entre centros de distribuição, assim como aplicações regionais e até missões que exijam quilometragens prolongadas com possibilidades de carregamento durante as paragens obrigatórias do condutor.
A primeira versão do Iveco HD BEV a ser lançada no mercado europeu é a do trator 4x2 no último trimestre de 2023.
Relativamente ao Iveco HD FCEV, este oferece uma autonomia de até 800 quilómetros entre reabastecimentos de hidrogénio, operação que tem uma duração inferior a 20 minutos. Segundo a marca italiana, esta solução está vocacionada para aplicações de longo curso. Os depósitos de hidrogénio têm uma capacidade de 70 quilos a uma pressão de 700 bar.
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As primeiras unidades do Iveco HD FCEV serão entregues em França, na Suíça e na Alemanha no final de 2023, tal como previsto no projeto europeu H2Haul, cofinanciado pela Parceria para o Hidrogénio Limpo, que visa acelerar a implantação de soluções de hidrogénio na indústria dos transportes de mercadorias e permitir o desenvolvimento do mercado de camiões a células de combustível em grande escala ao longo dos próximos anos.
Os camiões elétricos a bateria e fuel-cell são produzidos na fábrica de Ulm, a unidade multimarca do Grupo Iveco na Alemanha. Os veículos serão comercializados e assistidos pela rede de concessionários Iveco, que conta com 254 pontos de venda em toda a Europa.