A Iveco vai fornecer um total de 650 autocarros elétricos do modelo E-Way a operadores de transportes públicos de Itália e Bélgica.
A Iveco Bus assinou dois acordos-quadro para o fornecimento de 650 autocarros elétricos E-Way que se destinam a ser operados em Itália e na Bélgica.
Para o mercado transalpino, a Iveco ganhou a adjudicação de 150 autocarros elétricos de 12 metros de comprimento pela Busitalia, naquela que foi a maior encomenda de sempre do modelo E-Way naquele país.
A Busitalia é uma empresa do FS Italiane Group que tem como principal missão a gestão dos serviços de transporte público em autocarros, quer de forma direta, quer através de filiais. A empresa tem operações nas regiões de Umbria, Veneto e Campania, e nos Países Baixos com a Qbuzz nas áreas de Utrecht e Groningen-Drenthe.
A Busitalia é uma das maiores empresas transalpinas de transporte rodoviário de passageiros e conta com cinco mil funcionários e uma frota de 2700 autocarros, que percorreram cerca de 152 milhões de quilómetros em 2021.
Os autocarros E-Way de 12 metros e carregamento noturno encomendados pela Busitalia vão contar com uma configuração que compreende ar condicionado, ligações USB, áreas dedicadas para passageiros em cadeiras de rodas e sistema de visão traseira.
A Busitalia escolheu ainda duas configurações diferentes para o compartimento de passageiros que oferecem uma elevada lotação sem comprometer a autonomia. Alguns autocarros permitem transportar transportar 28 passageiros sentados em meio urbano, enquanto outros oferecerão uma combinação otimizada de 32 lugares para serviços suburbanos.
Os veículos serão entregues no período de 2023-25, com os primeiros 18 a ser entregues em julho de 2023, entrando ao serviço em Padova e Rovigo.
500 unidades para a Bélgica
O operador belga De Lijn assinou um acordo-quadro com a Iveco Bus para a aquisição de até 500 autocarros articulados elétricos de piso rebaixado durante um período de 2+2+2 anos.
O fornecimento desta frota elétrica permitirá à De Lijn cumprir o seu plano de transitar todos os autocarros para fontes de energia sustentáveis, com a introdução de 3430 autocarros elétricos até 2035, que percorrerão cerca de 200 milhões de quilómetros em emissões.
Os autocarros E-Way de 18 metros irão prestar serviço público de passageiros em várias cidades da Flandres. As entregas dos veículos terão início em 2024 e quando estiverem concluídas a De Lijn passar a ter a maior frota de autocarros elétricos articulados da Iveco.
LEIA TAMBÉM
Iveco introduz novos serviços digitais para frotas de autocarros
O E-Way de 18 metros foi selecionado pela De Lijn pelos seus atributos técnicos e desempenho económico. Os autocarros elétricos da Iveco estarão equipados com uma linha motriz da Siemens e com as novas baterias do tipo NMC, com capacidade total de 623 kWh. Este pacote de baterias será montado na fábrica de baterias da FPT Industrial, que foi recentemente inaugurada em Turim, Itália.
O Iveco E-Way cumpre o Regulamento Geral de Segurança 2 (GSR2) através das suas caraterísticas de segurança, tais como a deteção de ângulo morto, a adaptação inteligente da velocidade, sistema de alerta de colisão frontal, deteção de fadiga do condutor e sensores de pressão dos pneus. Todos os autocarros estarão equipados com um sistema de câmaras nos espelhos.