A pick-up Isuzu D-Max recebeu a série especial 4Work, baseada na versão de chassis-cabina e cabina longa, com caixa de carga em madeira, otimizada para trabalhos mais exigentes.
Em muitos países, as caixas de carga em madeira têm vindo a ser substituídas pelas metálicas, mas em Portugal ainda continuam a ser muito populares. Um dos motivos está relacionado com os custos de reparação. Se um taipal de madeira ficar danificado, é relativamente simples a sua substituição, o que não sucede numa caixa de metálica, que já exige uma reparação, mais demorada e de custos mais elevados.
Para ir de encontro a esta preferência do mercado nacional, a Astara lançou uma série especial 4Work da pick-up Isuzu D-Max, com caixa de carga em madeira produzida pela empresa portuguesa Cunfil, de Tábua, e cor da carroçaria "Splash White".
A pick-up foi transformada a partir da variante chassis-cabina com cabina longa, tração integral inserível e nível de equipamento LW. O pacote 4Work inclui igualmente pneus de todo-o-terreno Vredestein Pinza AT montados em jantes de cor preta, dísticos que identificam esta edição especial, proteção dos farolins traseiros.
A caixa de carga possui base metálica e um degrau integrado em cada lado para possibilitar o acesso em caso de necessidade. Para facilitar as operações de carga de objetos de maiores dimensões ou com empilhador, os painéis laterais e traseiro rebatem por completo.
A caixa de carga em madeira tem um comprimento de 1,94 metros, o que significa que tem mais 13 centímetros do que a versão com caixa metálica de fábrica. A capacidade de carga é superior a uma tonelada.
Portas suicidas
Na Isuzu D-Max, as versões de cabina longa possuem portas suicidas, isto é, que abrem em ângulos opostos. Esta solução foi concebida para facilitar o acesso ao habitáculo, mas está longe de ser prática e funcional, porque obriga a abrir a porta da frente para o passageiro de trás entrar ou sair.
Apesar de ser um claramente carro de trabalho, esta pick-up recebe um tratamento fiscal de viatura de luxo se tiver cinco lugares - apertados e desconfortáveis - pelo que esta série especial é proposta com apenas três lugares (dois à frente e um atrás do passageiro dianteiro), permitindo, assim, poupar cerca de seis mil euros.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/Isuzu-D-Max-Work_galeria_destak.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/Isuzu-D-Max-Work_galeria_007.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/Isuzu-D-Max-Work_galeria_008.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/Isuzu-D-Max-Work_galeria_009.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/Isuzu-D-Max-Work_galeria_010.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/Isuzu-D-Max-Work_galeria_011.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/Isuzu-D-Max-Work_012.jpg]Voltando ao banco traseiro do passageiro, este último está vocacionado apenas para pequenas deslocações. Além do pouco espaço para as pernas, as costas são pequenas, demasiado direitas e não têm apoio de cabeça. Igualmente criticável é o sistema de abertura a compasso dos vidros traseiros.
Espaço generoso...à frente
Mais espaçosos e confortáveis são os assentos dianteiros, podendo ser ajustados manualmente em seis posições no lado do condutor e quatro do passageiro. Na série especial D-Max, o revestimento dos assentos é em couro sintético, lavável.
O painel de bordo até pode ser o típico de um veículo de trabalho, sem grandes requintes ou sofisticação, mas a qualidade dos plásticos utilizados no painel de bordo é insuspeita. O interior foi projetado para ser simples e funcional, estando todos os comandos acessíveis.
Esta edição especial 4Work distingue-se por apresentar um sistema de audio Pioneer, com ecrã tátil de 6,8" e conectividade com smartphone através de Apple CarPlay ou Android Auto, cujo valor de mercado é de aproximadamente 690 euros, que se veio juntar a uma dotação de série que inclui ar condicionado manual, entradas USB na consola central, painel de instrumentos com ecrã LCD de 4,2", cruise control
Prioridade à robustez
À restante da restante gama D-Max, esta edição especial vem equipada com o robusto motor diesel de 1,9 litros que desenvolve uma potência de 164 cv às 3600 rpm e um binário de 360 Nm entre as 2000 e as 2500 rpm, estando acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, precisa, e de relações curtas nas primeiras mudanças.
O consumo registado durante o ensaio pelo computador de bordo foi de 9,0 l/100 km, valor bastante aceitável para esta pick-up que em vazio acusa um peso na balança superior a duas toneladas .
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/Isuzu-D-Max-Work_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/Isuzu-D-Max_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/Isuzu-D-Max-Work_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/Isuzu-D-Max-Work_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/Isuzu-D-Max-Work_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/Isuzu-D-Max-Work_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/Isuzu-D-Max-Work_galeria_006.jpg]Como este veículo resultou de uma transformação, o programa eletrónico de estabilidade (ESP) não está devidamente calibrado para esta caixa de carga em madeira, resolvendo intervir nalgumas situações, como, por exemplo, se aborda uma curva mais rapidamente, com as respetivas transferências de massas, surgindo uma luz de alerta no painel de instrumentos.
Bom desempenho em fora de estrada
Para incursões em fora de estrada é possível engrenar a tração integral ou as redutoras (baixas) com recurso a um comando giratório localizado junto à alavanca da caixa de velocidades. Neste domínio, a Isuzu D-Max não deixa os seus créditos por mãos alheias, tendo-se revelado bastante competente a progredir sobre pedras, regos e valas.
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No capítulo da segurança conta com assistência à travagem de emergência, controlo de estabilidade e tração, controlo automático de descida (HDC).
Em termos de preços, esta edição especial tem um preço de venda ao público de 43 731 euros ou 34 554 euros + IVA, beneficiando de uma garantia de cinco anos ou 100 mil quilómetros.
ISUZU D-MAX CABINA LONGA 1.9D 4X4 LW WORK
PREÇO 43 731 euros
MOTOR Diesel 4 cil. 1898 cc
POTÊNCIA 164 cv às 3600 rpm
BINÁRIO 360 Nm
TRANSMISSÃO 4WD Man, 6 vel.
COMP./LARG./ALT. 5,27/1,87/1,79 m
DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 3,13 m
PESO BRUTO 3100 kg
TARA 2030 kg
CARGA ÚTIL 1070 KG
ACEL 0 - 100 KM/H 9,8S
VEL. MAX 180 KM/H
CONSUMO 8,4 (9,0*) l/100 km
EMISSÕES 180 G/KM
IUC 56,57 €
GOSTÁMOS
- Robustez
- Fora de estrada
- Materiais
NÃO GOSTÁMOS
- Portas suicidas
- Habitabilidade traseira
- ESP