Primeira BRT elétrica de Madrid operada pelo Irizar ie tram

A primeira BRT elétrica de Madrid vai ser assegurada por 10 veículos Irizar ie tram, de 12 metros, e capacidade até 100 passageiros. A nova

A primeira BRT elétrica de Madrid vai ser assegurada por 10 veículos Irizar ie tram, de 12 metros, e capacidade até 100 passageiros. A nova via dedicada para transporte público também vai ter um sistema de semáforos que dá prioridade aos veículos afetos a esta operação.

A partir de maio entra em operação a primeira BRT (Bus Rapid Transit) de Madrid, cujo serviço de transporte público de passageiros será assegurado por uma frota de dez veículos Irizar ie tram.

O primeiro sistema de transporte público elétrico de elevada capacidade em via dedicada da capital espanhola vai ligar os bairros de Valdebebas e Sanchinarro com o hospital Ramón y Caial, numa extensão de 31 quilómetros. Do total, 19 quilómetros serão em via exclusiva para transporte público e em 68 cruzamentos haverá um sistema de semáforos que dá prioridade aos autocarros, passando a verde quando estes se aproximam. 

A carreira tem um total de 12 paragens com painéis de informação ao passageiro e frequências entre oito e doze minutos em hora de ponta. A velocidade comercial deverá ser superior à dos autocarros convencionais das linhas da EMT.  

Com a incorporação dos novos dez autocarros da Irizar, a EMT de Madrid passará a ter na sua frota 175 autocarros elétricos desta marca.

Elevada capacidade

Os novos Irizar ie tram da capital espanhola têm um comprimento de 12 metros e foram projetados para combinar a flexibilidade de um autocarro urbano com a elevada capacidade - até 100 passageiros - e a facilidade de movimentação no interior de um metro ligeiro de superfície (LRT - Light Rail Transit).

Graças a um design moderno e minimalista, apontamentos em cromado nos cantos e grandes superfícies vidradas nas partes laterais, estes veículos podem ser distinguidos com facilidade da restante frota municipal da cidade de Madrid.

LEIA TAMBÉM
EMT de Madrid adjudica mais 90 autocarros elétricos à Irizar

Os veículos possuem câmaras exteriores em substituição dos tradicionais espelhos retrovisores, sendo as imagens apresentadas em ecrãs em ambos os lados do posto de condução. 

A configuração interior foi projetada para assegurar não só uma elevada capacidade como  conforto e acessibilidade universal para todos os utilizadores. Os veículos têm portas de entrada no lado direito e a dianteira é de apenas uma folha.

Estratégia de Sustentabilidade Ambiental

Os novos Irzar ie tram da EMT - Madrid estão equipados com a mais recente geração de baterias com uma capacidade de 430 kWh, que fornecem energia a um motor elétrico central com 206 kW de potência.

De acordo com os cálculos efetuados pela autarquia da capital espanhola, a nova carreira, que foi implementada ao abrigo da Estratégia de Sustentabilidade Ambiental Madrid 360, irá permitir evitar mais de 700 mil quilómetros acumulados por ano realizados habitualmente por automóveis particulares, ao que se junta uma redução de 125 toneladas de dióxido de carbono e quase 200 toneladas de NOx.