A Irizar passou a disponibilizar o autocarro interurbano i4 com motor GNL que proporciona uma autonomia até 1000 km. A produção deste modelo já arrancou em setembro.
A produção do autocarro interurbano Irizar i4 GNL já arrancou na fábrica de Ormaiztegi, em Espanha, constituindo uma alternativa mais sustentável para transporte interurbano, suburbano, escolar ou serviços ocasionais.
O Irizar i4 GNL está homologado como Classe 2 e oferece uma autonomia de até mil quilómetros com um único abastecimento. Para o efeito está equipado com dois depósitos cilíndricos de tipo criogénico (-162 ºC), localizados longitudinalmente em ambos os lados do compartimento central da bagageira, o qual é totalmente estaque e está isolado da zona dos passageiros.
Os depósitos de gás natural liquefeito (GNL) tem uma capacidade para 704 litros e pesam 830 quilogramas quando estão totalmente cheios.
O Irizar i4 GNL cumpre o Regulamento R66.02, enquanto os componentes utilizados como a instalação obedecem aos protocolos de segurança previstos no Regulamento 110.
Combustível alternativo, económico e sustentável, o gás natural veicular permite reduzir as emissões de dióxido de carbono em 25%, as de NOx em 85% e as partículas em 96%. Por outro lado, o nível de ruído de um motor a gás natural é inferior em 50% em comparação com um diesel.
Outra vantagem (pelo menos enquanto o Ministério das Finanças não aumentar a taxa de ISP aplicável a este combustível) consiste num menor custo total de utilização (TCO), estando estimada uma diminuição até 30%, dependendo da diferença entre o custo do gás natural veicular e do gasóleo.
Gama GNL da Irizar
A gama de autocarros GNL (biogás natural liquefeito) da Irizar inclui os modelos i4, i6S e i6. Em setembro, a oferta foi reforçada com a disponibilização de versões baseadas no novo chassis Scania NBG de 9 litros Euro6E e 340 cv. Durante o ano 2022, esta tecnologia também será estendida aos modelos Irizar i6 e Irizar i6S, para serviços suburbanos, de médio e de longo curso, com um chassis de nova geração NBG de 13 litros e 410 cv, com comprimentos de 12 a 15 metros.
Existem duas opções de depósitos de biogás, a de tanque individual ou de dois tanques separados, para oferecer diferente autonomia e capacidade do compartimento das bagagens.
LEIA TAMBÉM
Dourogás GNV inaugurou primeiro posto de biogás em Portugal
Em comparação com o GNC (Gás Natural Comprimido), o GNL, ou gás natural liquefeito, ocupa menos volume (600 vezes menos), e possui uma densidade energética 1,4 vezes superior e um menor peso do sistema completo.
Com este novo desenvolvimento, Irizar continua a ampliar a sua extensa oferta de soluções tecnológicas para se adaptar a cada necessidade dos seus clientes: autocarros elétricos zero emissões, autocarros a diesel, biogás, gás natural, HVO, híbridos, biodiesel e B100. Um amplo catálogo de possibilidades, que abrange todos os segmentos do mercado, incluindo os autocarros urbanos, suburbanos e de média e longa distância, para serviços regulares e ocasionais ou Premium.
Irizar i4 GNL
O primeiro Irizar i4 GNL homologado como Classe 2 possui um comprimento exterior de 12,2 metros, piso contínuo e corredor baixo para uma melhor acessibilidade.
O autocarro possui porta central de folha dupla com plataforma elevatória integrada para passageiros de mobilidade reduzida do fabricante Masats.
O Irizar i4 GNL assenta em chassis Scania 320 EB 4X2 E6D biogás GNL, com motor de 9 litros e potência de 320 cv.
Este veículo tem uma lotação para 49 lugares sentados, um lugar para passageiros de mobilidade reduzida e 13 passageiros em pé, estando preparado para realizar serviços de transporte suburbano, com paragens frequentes.
O equipamento do Irizar i4 GNL inclui ecrãs eletrónicos de destino, sistema interno de videovigilância e um ecrã digital de controlo de gás, que permite ao condutor verificar as incidências no sistema de gás e cumprir com todos os protocolos de segurança.