EMT de Madrid adjudica mais 90 autocarros elétricos à Irizar

A Irizar ganhou um concurso público para o fornecimento de mais 90 autocarros elétricos à EMT de Madrid naquela que foi a maior encomenda...

A Irizar ganhou um concurso público para o fornecimento de mais 90 autocarros elétricos à EMT de Madrid, naquela que foi a maior encomenda de sempre que a empresa recebeu para este tipo de veículos. Os autocarros vão receber baterias de 430 kWh que asseguram uma autonomia superior a 350 km.

A EMT (Empresa Municipal de Transportes de Madrid) continua a implementar a sua estratégia de eletrificação da sua frota e, pela quinta vez, voltou a adjudicar autocarros elétricos à Irizar. A nova encomenda é de 90 unidades, o que permitirá aumentar o número de autocarros elétricos da marca espanhola para 175 veículos.

Esta encomenda da EMT - Madrid também é a maior de sempre recebida pela Irizar para autocarros e também foi o maior concurso público lançado pela autoridade metropolitana de transportes públicos da capital espanhola para este tipo de viaturas com emissões zero.

"A EMT tem vindo a eletrificar a sua frota há vários anos", comenta Carlos Sierra, diretor do serviço de transportes da EMT. "A Irizar e-mobility tem estado ao nosso lado durante o processo de transformação tecnológica e na nossa estratégia que prevê a possibilidade de termos 25% da frota elétrica em 2025".

Novas baterias de 430 kWh

Os novos autocarros elétricos da Irizar serão equipados com a mais recente geração de baterias da Irizar com uma capacidade de 430 kWh, assegurando a otimização da autonomia para os autocarros. Os veículos poderão ser carregados com a utilização de um pantógrafo invertido ou numa tomada de carregamento Combo 2. A tração será assegurada por um motor elétrico central com 206 kW.

A EMT - Madrid efetuou testes individualizados com os veículos que se apresentaram a concurso para avaliar o grau de autonomia e eficiência exigidos no caderno de encargos. A Irizar e-mobility obteve bons resultados neste teste, ultrapassando com facilidade os 350 quilómetros de autonomia com uma carga completa.

LEIA TAMBÉM
Irizar fornece 43 autocarros urbanos à Guimabus

Os novos autocarros elétricos Irizar da EMT - Madrid terão um comprimentos de 12 metros, duas portas, 28 lugares sentados e dois espaços para cadeira de rodas.

Os novos autocarros também se irão distinguir em termos de imagem porque o operador decidiu incluir na nova frota alguns elementos estéticos oriundos do Irizar ie tram, como as câmaras em vez dos espelhos retrovisores tradicionais.