Os autocarros elétricos da Irizar vão estar em operação na ruas de Londres e Cracóvia, ao serviço da Go Ahead London e MPK Krakow, respetivamente.
A Irizar e-mobility assinou contratos para o fornecimento de 20 autocarros elétricos à Go Ahead London e quatro à MPK Krakow (Miejskie Przedsiebiorstwo Komunikacyjne), com opção para mais três.
No caso da capital britânica, a Go Ahead London decidiu adjudicar 20 unidades do modelo ie tram de 12 metros que se destinam a ser utilizados na linha 358 no sul de Londres, que passará a ser a primeira a ser operada com autocarros de carregamento ultrarrápido e ocasional.
Além dos veículos, que deverão ser entregues até final de 2022, o contrato com a Go Ahead London prevê igualmente o fornecimento da infraestrutura de carregamento que compreenderá dois carregadores ultrarrápidos de 450 kW para os terminais da linha, e carregadores de 100 kW com capacidade para carregar dois autocarros simultaneamente com 50 kW para a estação de recolha. Os equipamentos serão fornecidos por Jema Energy, subsidiária do Grupo Irizar.
O Irizar ie tram de 12 metros é o primeiro modelo desta gama a ser produzido com o posto de condução situado do lado direito do veículo e o primeiro a ser lançado no Reino Unido. As suas características zero emissões, o baixo nível de ruídos e de vibrações, as medidas de segurança avançadas e o acesso fácil tornam este modelo particularmente apto para a sua utilização numa cidade como Londres.
Carregamento ultrarrápido
Os 20 autocarros ie tram serão alimentados por baterias de última geração fabricadas pelo Grupo Irizar que serão carregadas entre cada viagem através de dois sistemas de carregamento rápido por pantógrafo invertido, a instalar nas estações de autocarros de Crystal Palace e Orpington.
Esta solução permite carregar as baterias dos autocarros em menos de cinco minutos, permitindo-lhes realizar o serviço requerido sem qualquer esforço. No final do trajeto, os autocarros receberão uma carga adicional através dos carregadores localizados nas estações de recolha.
LEIA TAMBÉM
EMT de Madrid adjudica mais 90 autocarros elétricos à Irizar
Com o seu design estilizado baseado nos elétricos convencionais, o Irizar ie tram destaca-se por combinar uma elevada capacidade, o acesso fácil e a amplitude de espaço interior para os passageiros com a versatilidade de um autocarro urbano. O espaço para os passageiros é luminoso, confortável, espaçoso, agradável e seguro.
As suas características e o nível de segurança passiva para os passageiros e para os peões foram os fatores determinantes que levaram o operador a escolher o ie tram 12, cujo design tram cumpre com os padrões de segurança impostos pela Transport for London para 2024, em matéria de proteção frontal dos peões.
Estreia na Polónia
Além do Reino Unido, a Irizar também irá entrar na Polónia, na sequência de um contrato para o fornecimento de quatro autocarros elétricos ie bus de 12 metros de comprimento à MPK Krakow, com opção para mais três.
Equipados com baterias da própria Irizar, os autocarros terão uma configuração de três portas e permitirão transportar um total de 91 passageiros, incluindo 26 sentados. O veículos estarão equipados com soluções para PMR e zonas para cadeiras de rodas, para facilitar a acessibilidade e a circulação fluida no interior do autocarro.
O carregamento das baterias vai ser efetuado através de um pantógrafo invertido ou na estação de recolha, mediante uma tomada de carga Combo 2 situada no eixo 1. Os carregadores serão fornecidos por Jema Energy, uma empresa do Grupo Irizar.
No que se refere aos sistemas de segurança, estos autocarros incorporam sistemas completos de CCTV, contador de pessoas e câmaras de ângulos mortos, entre outros dispositivos.