A Irizar reforçou a oferta com autocarros a gás natural, que oferecem autonomias entre 500 km (GNC) e 1000 km (GNL). Além da redução das emissões, esta solução também permite uma diminuição no custo total de operação, graças à diferença de preço entre o gás natural e o gasóleo.
A Irizar reforçou a sua oferta de soluções sustentáveis para o transporte coletivo de passageiros com a introdução de uma gama de autocarros a gás natural, quer nas versões GNC (gás natural comprimido), quer GNL (gás natural liquefeito).
De acordo com a Irizar, esta tecnologia permite reduzir as emissões de dióxido de carbono dos autocarros entre 20 a 25%, as de NOx até 60% e as de partículas em mais 98%.
Além de um melhor rendimento térmico do que um motor diesel, o níveis de vibrações e ruído também são inferiores. Relativamente ao custo de operação, a marca espanhola aponta para uma redução até 35%, dependendo da diferença de preço entre o gás natural e o gasóleo. O custo de manutenção é semelhante ao de um veículo diesel convencional.
A gama de autocarros a gás natural da Irizar abrange os modelos Irizar i4 e Irizar i3le, com comprimentos de 12 a 14 metros na versão GNC e Irizar i4, Irizar i6S, com comprimentos de 12 metros a 15 metros, na versão GNL. Todos são construídos sobre chassis Scania.
Tecnologia estreada no Irizar i4
O primeiro autocarro da Irizar a disponibilizar esta tecnologia é o Irizar i4 de Classe 2, que está vocacionado para carreiras regulares, transporte escolar ou transporte ocasional. Com um comprimento de 12,90 metros e piso alto, o Irizar i4H assenta em chassis Scania K320 EB 4x2 E6D CNG.
Este autocarro está equipado com quatro depósitos cilíndricos longitudinais de GNC, que oferecem um volume total de 1260 dm3 e uma capacidade de 240 kg de gás. O peso total é destes componentes é 750 kg. Em função das necessidades operacionais é possível acrescentar mais um depósito de gás natural.
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A Irizar refere que a incorporação dos depósitos de gás não compromete a estética dos autocarros nem a aerodinâmica e permite a realização do mesmo tipo de serviço do que um autocarro diesel equivalente. O sistema de climatização também é idêntico às viaturas convencionais, assim como a altura interior e a capacidade da bagageira.
O motorista conta com um ecrã de control de gás para cumprir todos os protocolos de segurança. O sistema permite detetar fugas de água e ativar o dispositivo de extinção de incêndios.