A Irizar ganhou um concurso público para o fornecimento de 49 autocarros elétricos de 12 metros à cidade francesa de Estrasburgo. Os primeiros veículos deverão ser entregues ainda este ano.
A Strasbourg Eurometropole adjudicou 49 autocarros elétricos à Irizar que se destinam à implementação de um sistema de transporte público sustentável na capital da Alsácia.
A encomenda da CTS (Compagnie des Transports Strasbourgeois) é relativa ao modelo com 12 metros de comprimento. Os novos autocarros Irizar ie irão contribuir para a eletrificação da rede de autocarros de Estrasburgo.
Com configuração de três portas, os autocarros irão oferecer uma lotação para 23 lugares sentados, quatro dos quais para passageiros de mobilidade reduzida, e duas áreas para cadeiras de rodas, sendo o acesso assegurado por uma rampa elétrica.
Os autocarros elétricos serão carregados durante a noite em modo lento. Os veículos vão estar equipados com um sistema de aviso acústico AVAS (Acoustc Vehicle Alerting System) que cumpre a norma europeia R138. O motorista, por seu lado, beneficia de uma porta de proteção.
LEIA TAMBÉM
Irizar vai fornecer 29 autocarros elétricos a Orleães
As baterias destes autocarros são desenvolvidas e produzidas pela Irizar e-mobility. A eletrónica e as comunicações, assim como os principais componentes e sistemas também foram concebidos pelo Grupo Irizar.
Os primeiros veículos desta adjudicação deverão ser entregues no final deste ano. O serviço de após-venda será gerido por especialistas técnicos locais.
Presença reforçada no mercado francês
Esta encomenda de autocarros elétricos da Irizar não foi a primeira em França, encontrando-se veículos da marca espanhola em operação nas cidades de Amiens, Baiona, Aix-en-Provence, Marselha e Le Havre. A curto prazo também entrarão em circulação nas ruas de Orleães.
Com este novo contrato, a Irizar e-mobility reforça a sua liderança no exigente mercado francês de autocarros elétricos e continua a sua estratégia de crescer em França com projetos personalizados.