Irizar vai fornecer autocarros elétricos para Paris, Berna e Liechtenstein

A Irizar ganhou novos contratos para o fornecimento de autocarros elétricos a várias cidades europeias. A maior encomenda veio da RATP...

A Irizar ganhou novos contratos para o fornecimento de autocarros elétricos a várias cidades europeias. A maior encomenda veio da RATP de Paris que adjudicou 113 unidades. Além disso, os e-buses da Irizar também vão estar em operação em Berna e no Liechtenstein.

Paris, Berna e Liechtenstein são os próximos destinos dos autocarros elétricos da Irizar e-mobility. Uma das maiores  adjudicações de sempre na Europa veio do operador de transportes públicos da capital francesa RATP (La Régie Autonome des Transports Parisiens) que encomendou 113 unidades, a serem entregues ao longo de dois anos.

Os autocarros elétricos de 12 metros estarão equipados com baterias Irizar com uma capacidade de 350 kW e o carregamento das mesmas será efetuado em modo lento no centro de recolha.

A eletrónica, as comunicações e os outros principais componentes e sistemas dos autocarros serão baseados em tecnologia do Grupo Irizar, que tem sido pioneiro na disponibilização de soluções de eletromobilidade com uma visão abrangente para as cidades.

"Estamos muito gratos à RATP pela confiança que depositou em nós na renovação da sua  frota de autocarros. Conseguir implementar soluções de eletromobilidade numa cidade como Paris, que é líder mundial em eletromobilidade é um grande desafio e não poderíamos estar mais orgulhosos", afirma Imanol Rego, diretor-geral da Irizar e-mobility. 

"Sem dúvida que é um projeto muito ambicioso que representa um grande impulso na nossa posição no mercado francês. E reafirma a nossa estratégia de fornecer soluções e serviços para um transporte sustentável, eficiente, inteligente, acessível, seguro e conectado", adianta o responsável.

Serviço de após-venda

No âmbito da estratégia de crescimento no mercado gaulês, a Irizar e-mobility irá ter um serviço de após-venda em Paris, gerido por técnicos especializados e contratados localmente.

Irizar ie 12

Com o fornecimento desta frota de autocarros elétricos, a Irizar e-mobility ajudará a contribuir para os objetivos de transição energética da cidade de Paris. Este projeto integra o programa Bus2025 da RATP, financiado pela Ile-de-France Mobilités, o qual prevê que todos os autocarros da RATP sejam elétricos ou alimentados a biocombustível até 2025. Com este plano, a pegada de carbono da RATP será reduzida até 50%, com referência a 2015.

Berna e Liechtenstein

Além da RATP de Paris, a Irizar e-mobility também vai fornecer 18 autocarros elétricos para os serviços de transportes públicos de Berna (Suíça) e Liechtenstein.

A empresa helvética Bernmobil encomendou 14 autocarros articulados Irizar ie 18 que deverão ser utilizados nas carreiras 19 e 21 da cidade de Berna, a partir do início de 2023.

LEIA TAMBÉM
Irizar vai fornecer 49 autocarros elétricos para Estrasburgo

Por sua vez, a empresa BUS Ostschweiz, que ganhou o concurso para a operação de carreiras de transporte público da rede LIEmobil, adjudicou quatro autocarros elétricos standard de 12 metros à Irizar.

Os autocarros estão equipados com baterias de iões de lítio, desenvolvidas e produzidas pela Irizar e-mobility em Aduna (Gipuzkoa). Os outros sistemas e componentes também foram desenvolvidos com base em tecnologia do próprio Grupo Irizar. O fabricante sublinha que as baterias vão ter uma segunda vida, depois de deixarem de ser utilizadas nos autocarros, designadamente em sistemas de armazenamento de emergia em estações de carregamento de veículos elétricos.