Depois do Ioniq 5. Hyundai Ioniq 6 é o novo World Car of the Year

O novo Hyundai Ioniq 6 acaba de ser eleito 'World Car of the Year' 2022, sucedendo, assim, ao "irmão" Hyundai Ioniq 5.

O novo Hyundai Ioniq 6 acaba de ser eleito 'World Car of the Year' 2022, após ter sido o modelo mais votado por um júri internacional de 100 jornalistas do sector automóvel, oriundos de um total de 32 países, Portugal incluído. Sendo que, note-se, esse não foi o único prémio conquistado pelo 'Electrified Streamliner' da marca sul-coreana...

Anunciado no Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque, EUA, atualmente a decorrer, o novo Hyundai Ioniq 6 arrecadou, igualmente, o prémio de 'World Electric Vehicle of the Year', ou, em português, "Veículo Elétrico Mundial do Ano", além do galardão de 'World Car Design of the Year', que num português livre pode ser traduzido para "Design Automóvel Mundial do Ano".

Entre as razões que levaram à escolha deste modelo como "Carro Mundial do Ano 2022", o júri internacional destacou o design aerodinâmico que permite ao modelo anunciar um coeficiente de resistência aerodinâmica de apenas 0,21, além da sua autonomia. A qual permite, desde logo, realizar 614 km (WLTP) com uma só carga, graças a um consumo de energia de apenas 13,9 kWh/100 km, isto tomando como exemplo a versão base de tracção traseira com jantes de 18".

O Hyundai Ioniq 6 não se limitou a conquistar a distinção de 'World Car of the Year 2022', como arrecadou os restantes galardões para os quais estava nomeado
O Hyundai Ioniq 6 não se limitou a conquistar a distinção de 'World Car of the Year 2022', como arrecadou os restantes galardões para os quais estava nomeado

Ao mesmo tempo e graças à sua arquitectura elétrica de 800V, o Ioniq 6 consegue, também, repor até 80% da capacidade das baterias, em apenas 18 minutos, ou, caso o condutor assim pretenda, fornecer energia à rede elétrica, graças à integração da tecnologia Vehicle-to-Load (V2L).

LEIA TAMBÉM
Descrita como um streamliner. Hyundai apresenta a nova berlina EV Ioniq 6

Recordar, ainda, que o novo 'Electrified Streamliner' da Hyundai é o segundo modelo consecutivo do gama Ioniq, depois do Ioniq 5 em 2022, a conquistar estes três galardões.

Entretanto e enquanto fornecedor de soluções de mobilidade inteligente, a marca sul-coreana tem já previsto lançar um total de 17 modelos 100% elétricos, até 2030. O que, certamente, ajudará a alcançar a meta também já estipulada dos 1,87 milhões de veículos elétricos vendidos a nível global, também em 2030.