Primeiro N elétrico da Hyundai é o Ioniq 5 N com 650 cv

O primeiro modelo N da Hyundai é o Ioniq 5 N, equipado com dois motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 650 cv

O primeiro modelo N da Hyundai é o Ioniq 5 N, equipado com dois motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 650 cv com modo N Grin Boost, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos. Para proporcionar uma impressão de condução semelhante a um veículo de combustão recebe uma caixa simulada de oito velocidades.

O Hyundai Ioniq 5 N foi apresentado oficialmente no Festival de Velocidade de Goodwood. Trata-se do primeiro modelo N eletrificado de elevada performance, mas não será o último. A Hyundai promete que o Ioniq 5 N constitui o "primeiro passo" na sua estratégia de eletrificação e virão outros veículos elétricos desta submarca.

O Hyundai Ioniq 5 N dispõe de dois motores elétricos, que desenvolvem uma potência combinada de 448 kW (600 cv) e um binário de 740 Nm, aumentando para 478 lW (650 cv) e 770 Nm com a função N Grin Boost ativada, que dura dez segundos.

O linha motriz com tração integral consegue fazer acelerar  Ioniq 5 N dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos, diminuindo para 3,4 segundos com o N Grin Boost. A velocidade máxima é de 260 km/h.

Os motores elétricos são alimentados por uma bateria de 84 kWh de capacidade com tecnologia de 800V para carregamentos ultrarrápidos, sendo possível recuperar o nível de carga de 10% a 80% em 18 minutos.

Tecnologia para a pista

Os condutores podem otimizar a performance da bateria com o sistema de Pré-condicionamento da Bateria N de forma a obter a temperatura mais eficiente em termos energéticos, escolhendo entre o modo "Drag" para uma curta explosão de potência máxima ou o modo "Track" que otimiza a temperatura mais baixa possível da bateria para mais voltas.

A função N Race otimiza adicionalmente a resistência do EV no circuito, dando aos condutores um controlo mais direto sobre a utilização de energia do carro. O N Race aplica uma abordagem derivada dos desportos motorizados para maximizar os recursos, com vista a obter os tempos mais rápidos possíveis.

Enquanto este tipo de alteração de configuração exigiria normalmente uma equipa de mecânicos e equipamento, o Ioniq 5 N disponibiliza-o com a facilidade de premir apenas alguns botões.

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Com o N Race, os condutores têm a opção de dar prioridade ao "Endurance" ou "Sprint". O "Endurance" maximiza a autonomia na pista de corridas. Isto é conseguido limitando o pico de potência, o que resulta num aumento mais lento da temperatura. Comparativamente, o "Sprint" dá prioridade à potência e fornece picos mais curtos de energia total. Isto ajudará os condutores a gerir com precisão a sua estratégia energética e a criar uma janela de desempenho ideal para atingir os seus objetivos de desempenho de condução.

Caixa simulada de oito velocidades

O Ioniq 5 N vem equipado com a função N e-shift que simula a transmissão de dupla embraiagem (DCT) de oito velocidades dos automóveis N com motor de combustão interna. Simula uma mudança de velocidade através do controlo da saída de binário do motor e simula a sensação de solavanco entre mudanças.

Como resultado, proporciona uma experiência de condução mais precisa e interativa que se aproxima mais dos veículos com motor de combustão interna do que os veículos elétricos anteriores.

Visual mais desportivo

Para otimizar o desempenho dinâmico, o Hyundai Ioniq 5 N recebeu um conjunto de elementos de design específicos que sublinham os aspetos desportivos face ao modelo de série como peças de acabamento pretas e um spoiler traseiro tipo asa. 

O modelo N distingue-se ainda mais do congénere original com uma alteração das proporções: 20 mm mais baixo no total, 50 mm mais largo na parte inferior para acomodar pneus mais largos e 80 mm mais comprido devido ao difusor mais proeminente.

Na frente, existe um painel gráfico N Mask com uma rede funcional, juntamente com uma cortina de ar e aletas de ar para um arrefecimento adicional. 

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Um spoiler percorre a parte inferior do para-choques para enfatizar a posição rebaixada da frente do automóvel e transmitir a sua intenção de desempenho. O "Laranja Luminoso" exclusivo na parte inferior da cobertura preta do para-choques dianteiro continua ao longo das saias laterais, conferindo ao Hyundai Ioniq 5 N um visual de carro pronto para correr em pista.

O visual desportivo é reforçado pelas jantes de alumínio forjado de 21", equipadas com pneus Pirelli P-Zero 275/35R21 de elevada aderência, para uma condução e manobrabilidade melhoradas e uma melhor aderência em pista.

Ambiente da gama N

O ambiente interior mantém as caraterísticas da gama N com a aplicação de elementos específicos, incluindo o volante, os bancos, as embaladeiras das portas e os pedais metálicos, etc., e está otimizado para a condução em pista.

O volante N, recentemente concebido, apresenta pela primeira vez o logótipo N, ladeado por botões N que definem o modo de condução pretendido, organizados de acordo com as preferências do condutor. 

Os modos de condução podem ser personalizados e conjugados com cada botão em várias combinações, para maximizar o espírito de condução. O botão N Grin Boost, posicionado às 15h00 horas, permite um acesso instantâneo e intuitivo, para maximizar a aceleração e a diversão na condução. 

As patilhas estão posicionadas de forma ideal, ao alcance da ponta dos dedos do condutor, para ativar as funções N e-shift e N Pedal.

A consola central está otimizada para a condução em pista com joelheiras e apoio para as canelas, bem como um apoio de braço deslizante. Uma extensão da parte inferior da consola aumenta a sua rigidez, para apoiar ainda mais a condução desportiva. Para uma utilização quotidiana, oferece também um USB tipo C, um carregador sem fios e suportes para copos.

Bancos reforçados

Os bancos N têm apoios reforçados, para que, mesmo que ocorra uma forte aceleração lateral durante uma curva apertada, suportem firmemente a parte superior e inferior do corpo, para manter uma postura de condução estável em todos os momentos.

Os bancos desportivos N estão posicionados cerca de 20 mm mais abaixo em comparação com os do Hyundai Ioniq 5, sendo concebidos para clientes que procuram uma condução de alta performance. Os emblemas N estão dispostos à frente e atrás do banco, com iluminação de boas-vindas à frente. O tema de design em dois tons dos bancos desportivos estende-se à traseira.

Atendendo à natureza da condução dos veículos N, os pedais do Hyundai IONIQ 5 N estão otimizados para o contato com os pés em cenários de condução em pista que envolvam sobreviragem, drifting e deslizamentos em potência, reduzindo o risco de escorregamento dos pés na condução com dois pés. O apoio para os pés está aperfeiçoado para manter uma postura de condução estável em todos os momentos, incluindo fortes momentos de desaceleração.