As contas feitas à introdução da tecnologia de reboques eléctricos para camiões da Bosch permite poupar 9000 litros de combustível por ano. Fazendo as contas aos preços atuais do gasóleo em Portugal, isso significa gastar menos 12500€ em combustível... Pelo grande peso que carregam, os camiões de transporte de mercadorias são um dos veículos com maior potencial para a hibridização, já que têm capacidade para obter bastante energia através da regeneração durante a travagem. Pensando nessa situação, foi agora apresentada pela Bosch um sistema de reboques elétricos para camiões, que permitem regenerar a energia das travagens e depois colocá-la à disposição do condutor para momentos como o arranque e apoio à aceleração. As vantagens são tantas que o gigante da indústria automóvel prevê mesmo que o trator do camião deixe de rebocar a parte posterior da viatura, que consegue energia para se movimentar de forma independente, apenas com recurso aos motores elétricos colocados nos seus eixos. As contas da Bosch são bem expressivas, e indicam que a poupança de combustível por ano pode chegar aos 9000 litros por viatura. Partindo deste valor, e contemplando o preço médio de 1,41€ pelo gasóleo que está a ser praticado em solo nacional segundo as estimativas mais recentes, chegamos à conclusão que cada veículo pesado de transporte de mercadorias pode gastar menos 12690€ em combustível por ano. Mas existem ainda outros benefícios dos reboques elétricos para camiões, sendo destacada desde logo a redução das emissões por não se queimar o combustível, mas ainda outro factor importante. Trata-se da diminuição dos níveis de poluição sonora dos veículos pesados, algo que permite alargar o seu período de funcionamento. Segundo explica a Bosch, dessa forma poderão ser alargado para períodos noturnos os serviços de entrega de mercadorias em ambiente urbano, algo que pode até ter como "benefício colateral" a redução dos engarrafamentos pelo menor número de viaturas a circular durante o dia.