Com o apoio da subsidiária chinesa da Volkswagen, Gotion, a Inobat vai construir uma fábrica de baterias na Europa até 2026. A Gotion tem um contrato de exclusividade com a Volkswagen para fornecer baterias para veículos elétricos fora da China.
O fabricante chinês de baterias Gotion High Tech e a startup eslovaca Inobat vão construir uma fábrica conjunta de baterias para veículos elétricos até 2026, com uma potência inicial de 20 gigawatts (GWh).
A construção da fábrica arranca em 2024 e após o início da produção de baterias em grande escala em 2026, o CEO da Inobat, Marian Bocek, afirmou, em comunicado que a potência poderá ser gradualmente aumentada.
Marian Bocek adiantou que as duas empresas estão a estudar a localização da fábrica, estando a ser considerados vários países europeus.
A comunicação surgiu pouco depois das duas empresas terem revelado que a Gotion estava a comprar 25% do capital da Inobat e que irá assegurar à startup a cadeia de abastecimento e o apoio tecnológico para aumentar a produção para produção de baterias para veículos elétricos.
O principal acionista da Gotion é o Volkswagen Group e tem um "contrato de exclusividade com a Volkswagen para fornecer baterias para veículos elétricos fora da China", segundo esclareceram a Inobat e o fabricante chinês de baterias.